Transporte

Câmara deve votar nesta quarta projeto sobre o Uber

A versão da Câmara estabelece que compete exclusivamente aos municípios e ao Distrito Federal regulamentar e fiscalizar o serviço de transporte remunerado individual de passageiros nos seus territórios; Rodrigo Maia se mostrou favorável ao texto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
O aplicativo tem sido alvo de manifestações por parte de taxistas em todo o país
O aplicativo tem sido alvo de manifestações por parte de taxistas em todo o país ( O aplicativo tem sido alvo de manifestações por parte de taxistas em todo o país)

BRASÍLIA - O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse ontem que a votação do projeto que regulamenta o transporte de passageiros por meio de aplicativos, como o Uber, deverá ficar para hoje.

Maia afirmou que há três medidas provisórias que perdem a validade em breve – e há um pedido do líder do governo, Aguinaldo Ribeiro, para que sejam analisadas no plenário.

As três medidas provisórias que trancam a pauta de votações perdem a validade entre esta quarta-feira e o dia 8 de março. São as seguintes: MP 801: traz mudanças nas exigências para os estados renegociarem dívidas com a União; MP 802: trata do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado; MP 803: prorroga o prazo de adesão ao Programa de Regularização Tributária Rural, também chamado de Refis Rural.

“Então, eu acho mais provável que essa votação fique para amanhã [quarta]”, declarou o presidente da Câmara. O projeto retornou à pauta da Câmara porque o Senado aprovou o texto com modificações.

Os deputados podem referendar as modificações feitas pelos senadores ou rejeitá-las – nesse último caso, vai prevalecer o texto da Câmara. Terminada a votação na Câmara, o projeto seguirá para sanção presidencial.

Rodrigo Maia se mostrou favorável ao texto que tinha sido aprovado pela Câmara em abril do ano passado. Segundo ele, era “o texto ideal”.

“Eu acho que, com esse texto, você garante uma realidade da qual a sociedade hoje utiliza muito, que são os aplicativos. Somado a isso, você garante que a regulamentação será num ambiente correto, que são os municípios. Não é uma lei federal que pode e deve regulamentar esse assunto", afirmou o presidente da Câmara.

"E nem devemos ter uma regulamentação, uma regra nacional que impeça os aplicativos. Isso seria um retrocesso para o Brasil, mas principalmente um retrocesso para mais de 20 milhões de brasileiros que hoje utilizam os aplicativos também, além dos táxis”, declarou.

Texto da Câmara

A versão da Câmara estabelece que compete exclusivamente aos municípios e ao Distrito Federal regulamentar e fiscalizar o serviço de transporte remunerado individual de passageiros nos seus territórios.

Nessa regulamentação, alguns critérios deverão ser seguidos:cobrança dos tributos municipais devidos; exigência de contratação de seguro de acidentes pessoais a passageiros e do seguro obrigatório, o DPVAT; exigência de que o motorista esteja inscrito como contribuinte individual no INSS.

De acordo com o texto, quem não cumprir as exigências pode ser enquadrado nas sanções por transporte ilegal de passageiros.

Texto do Senado

O Senado manteve como atribuição dos estados e municípios apenas a fiscalização do serviço. Retirou também a necessidade de emissão de autorização pelo Poder Público e do uso das placas vermelhas.

Suprimiu ainda a necessidade de que o CRLV seja emitido no município da prestação de serviço e tenha o nome do motorista. Os senadores, no entanto, incluíram entre as exigências a necessidade de que o profissional apresente certidão negativa de antecedentes criminais.

Marco

A Uber recentemente alcançou um marco impressionante: nada menos do que um bilhão de viagens feitas com sucesso no Brasil. O fatídico número foi atingido pela companhia no dia 20 deste mês, quando 45 viagens foram iniciadas simultaneamente às 16h40, e ocorreu em 32 cidades de 15 estados diferentes. A viagem mais curta foi de menos de 2 quilômetros, enquanto a mais longa passou dos 30 km e demorou 45 minutos, caso você esteja curioso.

Visto que a Uber opera no país a pouco mais de três anos e meio, os números já são bastante impressionantes. Isso porque, até agosto de 2017, a empresa havia alcançado a marca de 500 milhões de viagens no país; logo, ela foi capaz de fazer, em apenas seis meses, o que ela levou mais de três anos para alcançar originalmente.

Crescimento exponencial

Boa parte disso se deve ao próprio crescimento no número de usuários. De julho do ano passado para cá, a Uber foi de 15 para 20 milhões de usuários ativos. Não menos impressionante é o fato de que a quantidade de motoristas cresceu dez vezes de setembro de 2016 para 2018, com atualmente 500 mil motoristas. Em apenas seis meses, empresa dobrou o número de viagens feitas no Brasil.

Mais

O motorista deverá cumprir algumas condições:

- Ser portador de Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior que tenha a informação de que ele exerce atividade remunerada;
- Conduzir veículo que atenda a requisitos, como idade máxima e que tenha as características exigidas pelas autoridades de trânsito;
ter e andar com autorização específica emitida pelo poder público;
- Emitir e manter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no município da prestação do serviço, obrigatoriamente em seu nome.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.