Balneabilidade

Mesmo impróprias, praias da Ilha ainda atraem muitos banhistas

Eles não se importam com os perigos à saúde e entram no mar, para se divertir durante o fim de semana

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

Há mais de um mês a maioria das praias da Região Metropolitana de São Luís está imprópria para banho. Mesmo assim e, com placas informando sobre sua impropriedade, no fim de semana muitas pessoas buscaram a orla para o lazer.

Os últimos dados que comprovam a impropriedade da orla foram divulgados pelo Governo do Estado na quinta-feira, 22, com base em monitoramento feito de 21 de janeiro e 18 de fevereiro.

Nesses dados, são coletadas e analisadas amostras de água de 21 pontos distribuídos entre as principais praias da Grande Ilha. No relatório, todas elas apareceram como impróprias para banho.

Na Praia de São Marcos, por exemplo, foi possível notar no último sábado, 24, a poluição derramada no mar, por meio de um esgoto que desce continuamente para a água.

Mesmo assim, o movimento nas praias no fim de semana foi intenso. Muitos entraram na água mesmo sabendo que estavam impróprias para banho e poderiam lhe causar problemas de saúde.

A dona de casa Maria do Nascimento, contou que não tinha planejado entrar na água, mas suas filhas quiseram e acabou cedendo. "Nós viemos aqui passear, mas não queríamos tomar banho. Como as crianças quiseram e insistiram, acabamos trazendo. Mas é muito triste que nossas águas não possam ser ocupadas por causa de tanta poluição", comentou.

Outro a citar a insatisfação com a poluição das águas do mar da capital foi o turista mineiro André Rocha. "São Luís tem um mar tão lindo e é muito ruim que não possamos tomar banho nele. Se não for essa praia, muitos que visitam a cidade ficam sem ter o que fazer. É importante que os governantes vejam isso com olhos clínicos, para ajudar a resolver essa situação", enfatizou.

O Estado entrou em contato com o Governo do Estado para saber as medidas que tem tomado para resolver ou pelo menos amenizar a situação de grande poluição que é derramada na praia, sobretudo por meio dos esgotos. Até o fechamento desta edição, não houve retorno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.