Irregularidades

Venda de carne é fiscalizada pelo Inmeq

660 peças foram analisadas nos pontos de venda de produtos cárneos pré-embalados

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

Pelo menos 32% do total de produtos fiscalizados pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA) esta semana, em São Luís, apresentou algum tipo de irregularidade. A operação, denominada “Carne na Medida”, fiscalizou, até manhã de sexta-feira, 23, oito estabelecimentos.

De acordo com o órgão, nos últimos dias cerca de 660 peças foram analisadas nos pontos de venda de produtos cárneos pré-embalados, que são o alvo dessa operação. O objetivo foi detectar falhas em vários aspectos, principalmente relacionados ao peso identificado e o real.

O Inmeq fiscalizou, ainda, as informações obrigatórias nas embalagens dos produtos, referentes a tara e peso, conforme portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Samuel Melo Júnior, presidente do Inmeq-MA, apontou os principais problemas encontrados nas embalagens de frango.
“Nossas equipes estão relacionadas as fiscalizações e, dentro dos 32% de problemas, as embalagens de frango foram as principais a serem encontradas irregularidades”, disse.

O presidente do órgão disse, ainda, que nos casos de erro de peso vindos de fábrica na embalagem, é ela que deverá ser notificada e multada. “No caso das embalagens feitas no estabelecimento, o próprio será o notificado”, concluiu Samuel Melo Júnior.

A multa prevista para esses casos pode ser entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão. As pessoas que perceberem irregularidades em embalagens, inclusive de prazo de validade, podem denunciar ao Inmeq por meio do 0800-071-5281.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.