Auxílio alimentar

Programa Mesa Brasil Sesc é exemplo de responsabilidade solidária no MA

Há 13 anos contribui para a segurança alimentar e nutricional de indivíduos em situação de maior vulnerabilidade e atua na redução do desperdício, mediante a distribuição de alimentos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

[e-s001]O Brasil desperdiça 41 mil toneladas de alimentos anualmente, quantidade que, se não fosse perdida, daria para alimentar 25 milhões de pessoas/dia. Perdas que acontecem em 10% na colheita, 30% durante o transporte e armazenamento, 50% na comercialização e 10% nos domicílios (comida que vai para o lixo). Diante desses dados que impactam na vulnerabilidade social e insegurança alimentar, mas acima de tudo com o propósito de contribuir para reverter essa situação, foi que o Serviço Social do Comércio (Sesc) teve a iniciativa de criar o Programa Mesa Brasil.

O Sesc compreendeu não ser possível que em um país como o Brasil, considerado grande celeiro agrícola, produtor mundial de alimentos, que 7 milhões de pessoas passem fome e cerca de 30 milhões sejam subnutridos, tendo então criado, em 2003, essa rede solidária que é o Mesa Brasil.

Nesse eixo de compromisso social que faz parte de sua missão desde a sua criação, em 1947, o Sesc no Maranhão implantou o Programa Mesa Brasil, que existe há 13 anos, com a missão de contribuir para a segurança alimentar e nutricional de indivíduos em situação de maior vulnerabilidade e atuar na redução do desperdício no estado.

Ações educativas
O programa desenvolve ainda ações educativas nas áreas de nutrição e serviço social com o objetivo de promover a alimentação adequada, a educação alimentar e fortalecer as entidades assistidas.

Uma rede que envolve parceiros estratégicos e fundamentais para a colheita urbana de gêneros alimentícios perecíveis e não perecíveis e produtos de higiene e limpeza que são entregues diretamente às entidades assistenciais cadastradas no sentido de diminuir as carências nutricionais de crianças, adultos e idosos, promovendo, portanto, a cidadania e a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, em uma perspectiva de inclusão social.

Em 2017, o Mesa Brasil Sesc conseguiu arrecadar 443.465 quilos de alimentos, que foram distribuídos a cerca de 14 mil pessoas, em São Luís e Caxias, mu­nicípios de atuação do Programa. Em nível de Brasil, o Programa arrecadou e distribuiu 40 mil toneladas de alimentos em benefício de 1.458.002 pessoas.

“Contamos atualmente com 36 empresas parceiras em São Luís e Caxias que acreditam na seriedade, transparência e no impacto social do Mesa Brasil, cuja doação atende quase 100 entidades sociais cadastradas, assistindo a milhares de pessoas carentes, de certo os maiores beneficiados por essa ação solidária”, declarou a diretora Regional do Sesc no Maranhão, Maria dos Remédios Serra Pereira.

O Grupo Mateus é um desses parceiros do projeto. “O compromisso e responsabilidade social fazem parte da cultura do grupo Mateus, são marcas do nosso DNA desde os primeiros passos da empresa. Daí a decisão de acreditar, apoiar e colaborar com o projeto Mesa Brasil. A luta pela segurança alimentar dos menos favorecidos e racionalização de recursos naturais deve ser de toda a sociedade”, ressaltou o presidente do Grupo Mateus, Ilson Mateus.

O Atacadão, maior rede atacadista do Brasil, com 135 lojas de autosserviço e 22 atacados de distribuição, também é um parceiro estratégico do Mesa Brasil, com a doação de hortifrúti, biscoitos, macarrão e outras massas, além de roupas, sapatos, fraldas, leite e brinquedos quando da realização de campanhas de solidariedade.

[e-s001]Segundo a analista de Recursos Humanos do Atacadão em São Luís, Carla Valéria Penha Washington, essa é uma parceria de grande valor humanitário, que atende as pessoas mais necessitadas, além de reforçar a responsabilidade social tanto da empresa quanto do Sesc.

A Escola Comunitária Ayrton Senna, fundada em 1999 e localizada na Vila Palmeira, atende crianças de 2,5 a 5 anos de idade, e desde o início do Programa Mesa Brasil é atendida sistematicamente (por semana) com a distribuição de alimentos para reforçar o lanche dos alunos. E quando há excedente as famílias dessas crianças também são beneficiadas.

Para a gestora da escola, Kelma Kerlini Araújo Correa, essa parceria com o Sesc é fundamental por garantir lanches para as crianças todos os dias, até porque muitas delas não têm nem o que comer. “Esperamos continuar com essa parceria com o Mesa Brasil, que na ausência do poder público, é quem nos está dando o apoio na complementação alimentar de nossas crianças”, declarou, ao parabenizar o Sesc por essa iniciativa.l

SAIBA MAIS

Encontro de Parceiros
No dia 23 de março, está prevista a realização da 6ª edição do “Encontro de Parceiros do Programa Mesa Brasil”, no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac. O evento tem como objetivo prestar contas e reconhecer a parceria das empresas com o Programa Mesa Brasil.

Empresas parceiras em São Luís
24º BIL
AMDA
Grupo Mateus
Atacadão
CDM Damasceno
Central das Frutas
Central do Maracujá
Comercial Tita
Comercial Arte-Vida de Alimentos
Comercial DLKL
Companhia Da Batata
COMPHEX
Conab
Corpo de Bombeiros
DALL´AGNOL
F.A.R. da Silva Comércio
Frango Americano
G. S. de Almeida (Daterra - Ceasa)
IBAMA
JCJ Comércio Ltda
JES Abreu Guimarães
KINIL Distribuidoras de Salgados
Luna e Pinheiro LTDA (Aroma e Sabor)
M. Dias Branco S.A. Ind. Com. Alimentos
Makro
Morepan
Olívio J. Fonseca
SEMA - Secretária de Estado do Meio Ambiente
Thor das Batatas (Ceasa)
Três corações
Transportadora Rapidão Cometa
União de Moradores Força do povo do povoado de Arraial

OBS: O Sesc em São Luís também arrecada alimentos durante o Sesc Folia,Balaio de Sotaques, entre outras campanhas.

Empresas parceiras em Caxias
Comercial Carvalho
Conab
SINDSEP
Verdurão Fortaleza

OBS: O Sesc Caxias também arrecada alimentos durante o Sesc Folia,Balaio de Sotaques, entre outras campanhas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.