Atendimento médico

Mutirão do Glaucoma ocorre no interior do estado até quinta-feira (22)

O mutirão garante acesso ao diagnóstico e tratamento adequado da doença de forma gratuita; atendimentos começaram na sexta (16)

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
O glaucoma não possui cura, mas ele pode ser tratado e controlado com colírios, laser e, em último caso, cirurgia.
O glaucoma não possui cura, mas ele pode ser tratado e controlado com colírios, laser e, em último caso, cirurgia. (Glaucoma)

MARANHÃO - O Mutirão do Glaucoma ocorre até a próxima quinta-feira (22), em 20 municípios das regionais de saúde de Caxias e Presidente Dutra. Estratégia, executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), garante o acesso ao diagnóstico e tratamento gratuitos aos maranhenses.

LEIA TAMBÉM:

Obesidade predispõe ao glaucoma

Mutirão de combate ao glaucoma é realizado na região de Itapecuru​

“O mutirão, realizado de forma sistemática pela SES, tem beneficiado milhares de maranhenses. Com os mutirões, garantimos o tratamento adequado e ampliamos a assistência oftalmológica”, destaca o secretário de estado da Saúde, Carlos Lula.

Em Presidente Dutra, as consultas acontecerão na manhã da próxima quinta-feira (22), no Hospital Macrorregional de Presidente Dutra.

Os outros municípios contemplados são Aldeias Altas, Gonçalves Dias, Capinzal do Norte, São João do Sóter, Graça Aranha, Governador Luiz Rocha, Santa Filomena, Joselândia, São José dos Basílios, Santo Antônio dos Lopes.

O novo ciclo de atendimentos teve início na sexta-feira (16), nas cidades de Buriti, Duque Bacelar, Senador Alexandre Costa e Governador Eugênio Barros.

Mutirão

Para passar em consulta no mutirão, o paciente precisa apresentar cópia de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço. Nos casos diagnosticados de glaucoma, o paciente recebe o colírio gratuitamente pela SES.

O glaucoma não possui cura, mas ele pode ser tratado e controlado com colírios, laser e, em último caso, cirurgia. Com o acompanhamento médico e uso das medicações evita-se a perda da visão, uma vez que a pressão do olho é estabilizada.

Pessoas com casos da doença na família, aquelas com mais de 40 anos, negros, altos míopes, diabéticos e pacientes que tiveram trauma ocular ou doenças intraoculares fazem parte do grupo de risco e devem, prioritariamente, realizar consultas anuais.

Mutirão do Glaucoma

Segunda-feira – 19/02
MANHÃ
São João do Sóter – Hospital Municipal
TARDE
Graça Aranha – Posto de Saúde de Graça Aranha

Terça-feira – 20/02
MANHÃ
Governador Luiz Rocha – Centro de Ensino Médio Luiz Cheivan
TARDE
Santa Filomena – Prefeitura Municipal de Santa Filomena

Quarta-feira – 21/02
MANHÃ
Joselândia – Unidade Básica de Saúde Antônio Marcolino de Queiroz
TARDE
São José dos Basílios – Unidade de Saúde São José

Quinta-feira – 22/02
MANHÃ
Presidente Dutra – Hospital Macrorregional de Presidente Dutra

TARDE
Santo Antônio dos Lopes – Posto de Saúde Elizoneth Ferreira Lima

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.