Atenção no trânsito

Sinalização é precária em diversos pontos de São Luís

Faixas de pedestres apagadas, placas enferrujadas e semáforos ausentes ou inoperantes são alguns dos problemas que podem causar acidentes nas vias de grande tráfego da capital

Natália Reis / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

[e-s001]Diversas avenidas de São Luís estão com a sinalização precária. A situação tem causado muitos acidentes entre motoristas e pedestres, que precisam atravessar as vias. Em alguns pontos, como na Avenida São Luís Rei de França, restam apenas bases onde antes existiam placas que sinalizavam o limite de velocidade.

Outro problema na Avenida São Luís Rei de França são as faixas de pedestres apagadas. Quem atravessa diariamente a via precisa de atenção redobrada. As faixas apagadas comprometem a segurança também dos motoristas. Sinais eletrônicos, como semáforos, e pardais para delimitar a velocidade não existem em boa parte da avenida, que dá acesso a diversos bairros da capital. Situação propícia para a prática de excesso de velocidade por parte de motoristas.

Na Avenida Jerônimo de Albuquerque, a situação também é preocupante. No Angelim, em frente a uma escola, uma faixa de trânsito, que deveria existir, está apagada, provocando risco para quem precisa passar pelo local, principalmente para as crianças no horário de entrada e saída das aulas. Em frente a uma pizzaria, um semáforo desligado compromete o fluxo do trânsito, principalmente nos horários de pico.

“Passar aqui é sinal de insegurança. Quando passo com meus filhos, temos de muitas vezes correr, porque alguns carros param e outros não”, disse Fabiano Teixeira, pai de dois estudantes da área.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) informou, em nota, que já mapeou os locais nos quais as faixas de segurança para pedestres estão desgastadas pelo fluxo intenso de veículos, e que já elaborou um cronograma para a reposição das sinalizações desses locais, que será iniciado em breve.

SAIBA MAIS

MA-203

[e-s001]Na MA-203, na Estrada de Ribamar, que liga os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, nenhum sinal de trânsito funciona, mesmo com a instalação deles em todo o trecho da via. Recém inaugurada a via não apresenta condições para o trafego adequado para pedestres e motoristas. Falta faixas de trânsito para passagem de pedestres, os sinais instalados estão sem utilidade. Falta também placas e pardais, para regular a velocidade, o que já gerou, desde sua inauguração, diversos acidentes. A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) informou, em nota, que o Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São José Ribamar, está tomando as providências para resolver os problemas citados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.