Judiciário

TJMA discute condições de segurança no Fórum de São Luís

Comissão debate as condições de segurança nas dependências do Fórum, incluindo o controle de acesso de presos e do público em geral

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Reunião da Comissão Permanente de Segurança Institucional do TJMA
Reunião da Comissão Permanente de Segurança Institucional do TJMA ( Reunião da Comissão Permanente de Segurança Institucional do TJMA)

SÃO LUÍS - Os membros da Comissão Permanente de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão, presidida pelo desembargador Raimundo José Barros de Sousa, reuniram-se na sexta-feira,26, com o diretor do Fórum de São Luís, juiz Edilson Caridade, para discutir o padrão de segurança nas dependências do Fórum, incluindo o controle de acesso de presos e do público em geral.

“O Fórum de São Luís é a vitrine do Poder Judiciário na capital. Por aqui, circulam diariamente milhares de pessoas, o equivalente à movimentação de um shopping center. Precisamos estar sempre atentos para a qualidade do serviço de segurança que oferecemos”, destacou Raimundo Barros.

Participaram da reunião com o diretor do Fórum, o diretor de Segurança Institucional e Gabinete Militar do TJMA, tenente-coronel Alexandre Magno de Sousa Nunes, o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal, Cristiano Simas de Sousa, o juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Raimundo Moraes Bogéa e o juiz representante da Associação dos Magistrados do Maranhão (Amma), Anderson Sobral de Azevedo, além de técnicos da Comissão de Segurança.

O desembargador Raimundo Barros avaliou que, se comparado a épocas passadas, houve uma melhoria significativa no nível do serviço de segurança do Fórum, mas advertiu que se fazem necessários novos investimentos. “Temos que aperfeiçoar o controle de acesso às dependências do Fórum, além de outros procedimentos indispensáveis para garantir a segurança de juízes, servidores e do público que transita no prédio.”

Plano de segurança

O coronel Alexandre Magno Nunes disse que a segurança do Fórum de São Luís é objeto de permanente atenção da Comissão de Segurança, por se tratar do maior fórum do Maranhão, em que se concentra enorme demanda judicial. Ele informou da elaboração de um plano completo de segurança para o fórum em 2014, que descreve todas as ações, inclusive com fluxogramas, e as atribuições especificadas no passo a passo. Alguns itens do plano já vêm sendo aplicados, como por exemplo o controle de acesso de presos, desde a entrada até a sala de audiências, e protocolos de cumprimento de mandados de prisão.

O diretor do Fórum, Edilson Caridade, elogiou a iniciativa da Comissão de Segurança em discutir o tema, colocou-se à disposição para dar encaminhamento às medidas e ajudar no que for preciso. “É importante que haja esse diálogo e que se coloquem as coisas com clareza, para que, juntos, possamos viabilizar as melhores propostas. Segurança é um item prioritário que deve ser conduzido com bom senso e responsabilidade”.

O desembargador Raimundo Barros disse que a reunião foi a primeira de muitas que deverão ocorrer, periodicamente, para avaliar o trabalho desenvolvido e implementar novas medidas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.