Sonho universitário

UFMA e IFMA ofertam 4.098 vagas em cursos por meio do Sisu

De acordo com o MEC, inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada começaram ontem e prosseguirão até a próxima sexta-feira, 26; para inscrição, serão consideradas as notas obtidas na edição do Enem 2017

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
As inscrições via Sistema de Seleção Unificada foram iniciadas ontem
As inscrições via Sistema de Seleção Unificada foram iniciadas ontem (As inscrições via Sistema de Seleção Unificada foram iniciadas ontem)

SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) ofertam 4.098 vagas em cursos de ensino superior a serem preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições começaram ontem, 23, por determinação do Ministério da Educação (MEC). Para a inscrição via Sisu serão consideradas as notas obtidas na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado.

Considerando apenas a UFMA, são oferecidas 2.458 vagas somente para o primeiro semestre deste ano em 61 cursos distribuídos nos campi de São Luís, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro e Bacabal. Já para o IFMA, estão disponíveis 1.640 vagas em 41 cursos de graduação distribuídos por 15 campi da capital maranhense e do interior do estado. Somente para a unidade do instituto em Caxias (MA), estão sendo disponibilizadas 200 vagas em cinco cursos.

Ao contrário da UFMA, as vagas preenchidas via Sisu no IFMA são para cursos disponíveis no primeiro e segundo semestres deste ano. De acordo com calendário oficial divulgado pelo MEC, a divulgação dos resultados deverá ocorrer até o dia 29 deste mês.

Ainda de acordo com o MEC, as matrículas para os aprovados na UFMA ocorrerão entre os dias 5 e 7 de fevereiro deste ano. Em São Luís, o procedimento poderá ser feito neste período no Centro Pedagógico Paulo Freire, situado no campus universitário Dom Delgado (campus do Bacanga). No caso dos aprovados para cursos no IFMA, as inscrições começarão no dia 30 deste mês e seguirão até o próximo dia 7.

Lista de espera

De acordo com informações do site da UFMA, os candidatos que não foram selecionados na primeira lista de aprovados poderão ainda manifestar interesse em ingresso em cursos por meio da lista de espera, que estará disponível a partir do dia 29 deste mês no site do Sisu (sisu.mec.gov.br). Em cada curso, 50% das vagas são destinadas ao sistema de cotas.

Saiba mais

O Sisu é o sistema informatizado usado para a oferta de vagas em instituições públicas de educação superior em todo o país. De acordo com a pasta, cada candidato (a) pode fazer até duas opções de curso. Somente podem concorrer via sistema estudantes que tenham feito o Enem do ano passado e obtido nota acima de zero na redação.

NÚMEROS/CRONOGRAMA

UFMA

-Total de vagas: 2.458

- Número de cursos: 61

-Divulgação dos resultados do SiSU: 29 de janeiro de 2018

- Período de matrículas: 5 a 7 de fevereiro de 2018

IFMA

-Total de vagas: 1.640

-Número de cursos: 41

-Divulgação dos resultados do SiSU: 29 de janeiro de 2018

-Período de matrículas: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2018

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.