Conversão analógica para digital

Beneficiários de sinal digital são selecionados

Evento, organizado pela entidade não-governamental Seja Digital, foi realizado ontem, em Paço do Lumiar

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Evento em Paço do Lumiar selecionou pessoas para receberem kits
Evento em Paço do Lumiar selecionou pessoas para receberem kits (Seja Digital)

A Seja Digital - entidade não governamental, sem fins lucrativos e responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta no Brasil - realizou ontem (14) no Viva Maiobão, em Paço do Lumiar, a Caravana Digital. O objetivo do evento foi o de selecionar possíveis beneficiários dos kits gratuitos (compostos por antena digital, conversor e controle remoto) para a conversão do sinal analógico em digital para as TVs, o que deverá ocorrer na Ilha de São Luís a partir do dia 28 de março deste ano. No total, 20 mil pessoas deverão ser beneficiadas.

Para a inclusão dos beneficiários no cadastro, os interessados que estiveram no evento desde às 15h de ontem apresentaram aos representantes da Seja Digital dados como o Número de Identificação Social (NIS) e o Cadastro da Pessoa Física (CPF). Cada dado era armazenado em dispositivos móveis manuseados por representantes da entidade.

A Caravana Digital contou com DJ ao vivo, jogos educativos, distribuição gratuita de pipoca e picolé e a presença do mascote da Seja Digital. Durante a ação, encerrada no início da noite, a população também tirou dúvidas recorrentes acerca do projeto. “É importante frisar que não é necessário o pagamento de qualquer taxa. Pelo contrário, é gratuito e um direito da população”, disse o líder de Mobilização Digital da Seja Digital, Luiz Otávio Machado.

Ainda segundo o gestor, dentre os benefícios da conversão do sinal analógico em digital está a oferta de qualidade de som e imagem para a população. “As pessoas estão, a cada dia, mais exigentes e com isso aumenta a necessidade de que o público em geral esteja inserido no universo digital. A oferta destes kits propicia exatamente este fato”, disse Machado.

O que a população pensa do digital
A maior parte das pessoas entrevistadas por O Estado e que estava em busca dos kits não sabia dos benefícios do sinal digital. “Eu só sei que a minha TV vai desligar um dia e que eu tenho que ter uma tal de antena”, disse a dona-de-casa Naíza Silva, moradora do bairro Maiobão, referindo-se ao corte do sinal analógico para digital. Ela conta que tem um aparelho de televisão dos “mais antigos” e que foi informada da oferta dos kits devido a um carro de som.

SAIBA MAIS

De acordo com informações da Seja Digital, famílias de baixa renda de São Luís e de outras cidades brasileiras podem saber se têm direito ou não aos kits. Para isso, o(a) interessado (a) deve, além de ser integrante de um dos benefícios sociais do Governo Federal, acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS em mãos e fazer o agendamento. Nesta semana, representantes da Seja Digital farão visitas domiciliares para receber os dados dos beneficiários que ainda não efetuaram suas inscrições para o recebimento do kit.

Lembre

A Seja Digital foi criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Além de São Luís, o sinal analógico também será desligado em outras nove cidades do estado: Alcântara, Bacabeira, Bacurituba, Icatu, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, São Bento e São José de Ribamar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.