Ruas sem condição de uso

Mato e buracos impedem uso de vias no Calhau

Ruas são consideradas intrafegáveis e poderiam servir como alternativa e desafogar o trânsito no trecho, especialmente em horários de pico

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Ocupada por mato e lixo, via que poderia ser alternativa para fugir de congestionamento está intrafegável
Ocupada por mato e lixo, via que poderia ser alternativa para fugir de congestionamento está intrafegável (mato e lixo)

O mato e buracos impedem o uso de pelo menos três vias alternativas situadas no Calhau, em São Luís. As ruas, encontradas por O Estado na tarde de ontem, e cujos nomes não foram indicados por moradores, estão situadas transversalmente às avenidas dos Sambaquis e Borborema. Em nota, a Prefeitura de São Luís informou que vai incluir as vias na programação de capina e recuperação.

De acordo com moradores, as ruas estão em situação crítica há vários meses. Além de serem alternativas para desafogar o trânsito, especialmente em horários de pico (já que algumas delas dão acesso à avenida dos Holandeses), as vias também poderiam significar rotas para a travessia dos pedestres. “Eu confesso que tenho medo de passar por ali quando venho trabalhar”, disse o auxiliar de serviços gerais José Antônio, que trabalha em uma casa na Avenida dos Sambaquis há dez anos.

Das três vias identificadas, pelo menos duas delas estão com acúmulo de lixo. A Prefeitura, por sua vez, informou que realiza periodicamente o recolhimento da sujeira no trecho e que quaisquer denúncias de locais com lixo podem ser feitas por meio da Central de Atendimento pelo telefone ‪0800 098 1636‬. O Município informa ainda que fará a limpeza nas áreas.

Além do mato e da sujeira, outro problema provocado pelo estado de abandono das vias é a insegurança. As ruas, por estarem em estágio avançado de deterioração, podem ser usadas por assaltantes. “Confesso que trabalho aqui há algum tempo e nunca vi assalto, mas de fato é um local que está propício para esse tipo de ocorrência”, disse um vigilante que trabalha ao lado de uma das vias em estado de abandono e que preferiu não revelar o nome.

A Polícia Militar do Maranhão, por meio do batalhão responsável de área, informou que realiza rondas diárias no local, para evitar qualquer tipo de ação delituosa.

SAIBA MAIS

Programa “Mais Asfalto”

Em agosto do ano passado, a Prefeitura de São Luís lançou o programa “Mais Asfalto”, que visa melhorar a infraestrutura em vias da capital maranhense. Na primeira parte do projeto, foram recuperados – de acordo com o Município – mais de 450 quilômetros de ruas e avenidas, beneficiando cerca de 100 bairros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.