Folia

Madre Deus se preocupa com a segurança no pré-Carnaval

Com a chegada das festas de pré-Carnaval todos os fins de semana no bairro e o grande número de foliões, há necessidade de intensificação na segurança, com maior número de policiais militares

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Grande número de pessoas invade a Madre Deus para o início das festas de pré-Carnaval no bairro
Grande número de pessoas invade a Madre Deus para o início das festas de pré-Carnaval no bairro (Madre Deus)

O clima de pré-Carnaval já chegou à comunidade da Madre Deus, fazendo com que uma grande quantidade de pessoas frequentem aquele bairro nos fins de semana. Com isso, moradores e comerciantes se preocupam com a segurança durante o período.

No dia 1° de janeiro, quando aconteceu o grito de Carnaval da Madre Deus, centenas de pessoas lotaram as ruas do bairro, o que deixou os moradores preocupados com a criminalidade nas proximidades.

Maria Souza, que é moradora do bairro há mais de 40 anos, disse que o policiamento ali é reduzido, tendo em vista a grande movimentação. “As festas feitas aqui chamam muita gente e o número de policiais que fazem a segurança é relativamente pouco, em relação ao público”, criticou.

Outro problema que a moradora relatou foi a questão do tráfico de drogas no bairro. “Vêm umas pessoas de fora e ficam oferecendo balinha paras as meninas de 12 a 13 anos. Depois, eles oferecem outras coisas e vão levando os adolescentes nessa onda de drogas. No dia dos eventos realizados, tem uma venda intensa de drogas”, denunciou.

Situação diferente do que percebe o comerciante Sebastião Barata, de 57 anos, que considera que o policiamento está trazendo tranquilidade na festa. “Na verdade, os eventos de pré-Carnaval surpreenderam com o número de pessoas que participaram, mas o número de policiais que estavam aqui foi suficiente para tranquilizar a gente”, relatou.

Sobre segurança dos próximos eventos de pré-Carnaval naquela comunidade, o Conselho Cultural Comunitário da Madre Deus já encaminho ofício ao Comando da Polícia Militar solicitando oficialmente reforço policial para as festividades.
“Nós já encaminhamos os ofícios necessários para pedir reforço policial. E, nas últimas atividades do dia 25 de dezembro e 1º de janeiro, para os quais solicitamos atenção, a polícia esteve presente tanto no policiamento a pé quanto no motorizado”, disse Jorge Coutinho, presidente do conselho.

Quanto à organização das atividades desenvolvidas ali, ele informou que está solicitando parceria com alguns órgãos públicos para auxílio. “Nós temos uma preocupação com sons automotivos que ficam por aqui, mas estamos pedindo apoio à Secretaria de Estado da Cultura para colocarmos mais seguranças nos cavaletes, que ficam nas avenidas Rui Barbosa e Ribamar Pinheiro. Com a Blitz Urbana, articulamos a regulamentação do trabalho dos vendedores ambulantes, para que fiquem os que estiverem regularizados e cadastrados”, concluiu.

O Estado entrou em contato com o coronel Pedro Ribeiro, comandante do CPAM1 (Comando de Policiamento da Área Metropolitana) da Polícia Militar, que garantiu que haverá reforço policial naquela região no próximo domingo, quando ocorrerão atividades pré-carnavalescas. “Será a ‘Operação Pré-Carnaval’, que contará com pouco mais de 40 policiais militares”, concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.