Finalmente

Moradores da Aurora ganham posto policial no prédio da Funac

Depois de quase um ano, governo cumpre acordo e instala unidade de segurança no bairro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Coronel Pereira faz apresentação no novo posto policial, na Aurora
Coronel Pereira faz apresentação no novo posto policial, na Aurora (Aurora)

Após diversas reivindicações realizadas por moradores da Aurora e de bairros adjacentes, o prédio onde funcionou uma Unidade de Ressocialização da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) agora é um posto da Polícia Militar. Na manhã de ontem, foi realizada uma solenidade para a inauguração do 1º policiamento militar desmembrado do 20º Batalhão da Policia Militar, localizado no bairro Cohatrac.

A conquista dos moradores veio por meio de ordem judicial ganha em janeiro de 2017, realizado pela Vara de Interesses Difusos, no Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau. Na solenidade estiveram presentes diversas autoridades de Segurança Pública do estado, como o tenente-coronel Pedro Ribeiro; o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, e o coronel Pereira, comandante da Polícia Militar. Representando os moradores, estava Concita Kzam, que lutou junto à comunidade durante todo o período de reivindicações, além de Mario da Silva, o Marinho.

Entenda o caso
No início de 2017, o Governo do Estado anunciou que iria instalar no bairro Aurora um prédio de ressocialização de menores de idade. Porém, moradores não aceitaram a instalação de uma sede da Funac, e a partir daí iniciou-se uma grande “queda de braço” entre população e governo. O protesto, segundo moradores, foi devido à instalação de um local onde iria receber menores infratores, sem a consulta ou comunicação à sociedade, o que gerou protestos e reivindicações.

Mesmo com a pressão por parte da comunidade, o governo se manteve firme e negou a retirada dos internos do prédio da Funac. E os protestos continuaram. Até que, houve intervenção da Justiça e o governo anunciou desativação da Funac, porém, a demora para a retirada causou ainda mais revolta aos moradores. E após um ano finalmente o governo cumpriu o que foi imposto pela Justiça.

SAIBA MAIS

O prédio utilizado como sede da Funac e agora como posto policial do bairro Aurora é alugado pelo Governo do Estado e, no começo do ano, foi descoberto que o dono do estabelecimento era membro do PCdoB. Ao ser descoberto pela polícia, foi desligado do partido. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) informou, em nota, que o prédio em questão foi escolhido por contemplar todas as necessidades exigidas para a instalação da 1ª Companhia do 20º Batalhão de Polícia Militar. Informou, ainda, que a instalação da unidade atende a um pedido da comunidade, para que as ações de seguranças sejam intensificadas na região do Anil, Aurora, Isabel Cafeteira e adjacências. Com a entrega da Companhia da Polícia Militar, a SSP dá continuidade à estruturação das forças de segurança em São Luís, no combate à criminalidade e no diálogo com a comunidade por meio das iniciativas do Pacto Pela Paz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.