Caso Funac/Aurora

Promessas feitas em acordo com moradores não foram cumpridas

Apenas quadra poliesportiva, entregue este ano, foi concluída; instalação da unidade da PM tem nova promessa, e recuperação de ruas não foi realizada

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Recuperação de ruas no bairro Aurora não foi feita, mesmo fazendo parte do acordo firmado pelo Governo
Recuperação de ruas no bairro Aurora não foi feita, mesmo fazendo parte do acordo firmado pelo Governo (Rua na Aurora)

SÃO LUÍS - As promessas feitas pelo Governo do Maranhão para a comunidade da Aurora, como forma de compensação pela instalação da sede da Funac no bairro, não foram cumpridas na íntegra. Apenas a quadra poliesportiva, entregue em julho deste ano pelo poder público, foi construída. Já a instalação da unidade da Polícia Militar (PM) será feita com atraso, caso seja cumprida, e a recuperação de ruas do bairro não foi feita, mes­mo com o consenso informal en­tre a população e o Governo. Na sexta-feira, 29, representantes da comunidade da Aurora realizaram um protesto em frente ao prédio onde funcionou a Funac.

O Estado esteve no bairro e constatou vários problemas. A começar pela falta de saneamento básico. De acordo com os moradores, em várias vias falta a pavimentação adequada. Entre as ruas mais prejudicadas estão a Frei Hermenegildo e a Nova Aurora. “São ruas em situação crítica. Além do que, a questão da unidade da polícia era algo emergencial precisava ser feita logo. Não precisava esperar a unidade fechar para depois instalar o policiamento”, disse o morador da Aurora Raimundo Silva.

Em relação à quadra poliesportiva, segundo os moradores, o espaço foi entregue de maneira incompleta, faltando equipamentos básicos. Até o fechamento desta edição, o Governo do Estado não informou sobre quando serão feitos os acertos na quadra poliesportiva ou recuperadas as vias da Aurora.

LEIA TAMBÉM:

Governo transfere internos da Funac da Aurora às escondidas

A moradora Concita Kzam contou que a questão do policiamento, relacionada diretamente à segurança, é prioridade. “Sofremos demais com a questão da insegurança no dia a dia. Estamos sujeitos a assaltos, e a presença mais direta do policiamento seria fundamental”.

Até o fechamento desta edição, o Governo do Maranhão não informou os prazos para a instalação da unidade da polícia no bairro. O governo também não esclareceu se o prédio que recebeu a Funac, e sediará a nova sede da PM, terá o aluguel custeado pelo poder público.

O Estado, apesar dos pedidos feitos ao longo do ano, jamais teve acesso à parte interna do prédio da Funac na Aurora. Segundo informações divulgadas pelo governo em seu site, a unidade pode receber até 17 internos. Em relação à infraestrutura, a unidade apresentava área de convivência, dormitórios, salas para equipe técnica, diretoria, salas de aula, cozinha e área livre para lazer.

SAIBA MAIS

No dia 23 de janeiro deste ano, houve uma primeira tentativa de conciliação entre o governo e moradores, em uma reunião realizada em uma igreja evangélica, situada em frente ao prédio da Funac. Na ocasião, além de vereadores, o secretário titular de Direitos Humanos do Governo do Maranhão, Francisco Gonçalves, também esteve no local. Apesar da exposição dos prós e contras, não houve acordo entre as partes. Por causa da falta de consenso, foi estipulada a realização de uma audiência pública para tratar do tema, o que aconteceu dois dias depois.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.