Sujeira na avenida

Ausência de coleta regular propicia acúmulo de lixo em bairros de SL

O Estado constatou, na tarde de ontem, 26, que em pelo menos três pontos há grande concentração de lixo na cidade; moradores alegam que a coleta não está sendo feita, mas o Comitê de Limpeza Urbana afirma que ela está regular

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

[e-s001]A ausência de coleta regular, apontada por moradores, é o principal fator para o acúmulo de sujeira em determinados bairros de São Luís. Na tarde de ontem, 26, O Estado constatou que, em pelo menos três localidades importantes da cidade (Ilhinha, Liberdade e Madre Deus), há grande concentração de lixo.

Um dos locais citados é a avenida Luiz Rocha, na Liberdade. No local, de acordo com os moradores, o recolhimento da sujeira não é feito há 20 dias. A concentração de lixo é tamanha que, aos poucos, começa a invadir a pista, prejudicando o fluxo de veículos em uma das avenidas mais movimentadas da capital. “Já está assim há vários dias e ninguém faz nada”, disse a aposentada Leny Costa, cuja residência fica exatamente em frente ao lixo.

A situação mais prejudicial no momento é a do marceneiro Marcos Roberto Souza. Ele tem uma tapeçaria ao lado da via, cuja entrada está ocupada pelo lixo. “Esse problema é também dos moradores. Estou sendo prejudicado por causa disso”, contou. O comerciante informou ainda que, por causa da sujeira, não abre o estabelecimento há quase uma semana. “Já liguei para os órgãos competentes e, até o momento, não fui atendido”, disse.

Na Madre Deus, mais especificamente na Rua de São Pantaleão, a concentração de lixo está há poucos metros da agência dos Correios, no bairro. De acordo com os moradores, devido às prévias carnavalescas registradas na localidade no último fim de semana, a sujeira se avolumou ainda mais. “Ninguém limpou até o momento e a gente não sabe mais o que fazer”, disse o também comerciante Marcos Douglas Silva.

Outro fator que contribui para a sujeira é o serviço de carroçaria. Alguns carroceiros são contratados por moradores da Madre Deus para despejar o lixo no ponto flagrado. “Como precisam ganhar o dinheiro deles, a gente não se mete muito. Mas basta ficar sem lixo e virar a cara como, em menos de um minuto, já tem lixo de novo”, afirmou o pedreiro José Domingues, morador da Madre Deus.

Mais lixo
Na Ilhinha, na Avenida Ferreira Gullar (ao lado de uma oficina de veículos), além da sujeira, foi possível ver vários pontos de acúmulo de água (entre pneus e garrafas de vidro). No mês passado, o Ministério da Saúde (MS) – em parceria com prefeituras – lançou uma campanha maciça de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e febre chikungunya. Apesar da campanha, a população ainda insiste em desobedecer as boas regras de conduta.

Outro local observado de acúmulo de pneus é a avenida dos Africanos, na Areinha. Com grande concentração de borracharias no trecho, O Estado flagrou ontem (26) vários pneus empilhados ao lado da pista.

[e-s001]Em nota, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana informou que a coleta nas avenidas Luiz Rocha (Liberdade), Ferreira Gullar e Rua São Pantaleão está regular. O acúmulo de lixo e entulho nesses locais é decorrente de um descarte desordenado, em função das reformas residenciais feitas no fim de ano, o que gerou uma demanda para remoção maior que o normal.

O órgão informou ainda que está seguindo um cronograma especial para atender às localidades em situação semelhante com ações de remoção aos sábados e domingos. Também pede o apoio da população para que faça o descarte do lixo domiciliar de forma adequada, acondicionando-o em sacos plásticos e colocando em sua porta nos dias e horários da coleta.

O comitê ressaltou ainda que irá reforçar o monitoramento nas localidades, buscando identificar a origem de descargas irregulares e possíveis falhas na coleta. Denúncias ou reclamações podem ser realizadas por meio da Central de Atendimento: ‪0800 098 1636‬.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.