Tráfego

DNIT avalia hoje liberação da ponte Marcelino Machado, em SL

Técnicos do órgão farão avaliação das obras de recuperação da estrutura da ponte, que poderá ser liberada para o tráfego ainda nesta sexta-feira, 22

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
(Operários trabalhavam na tarde de ontem em uma das pistas da ponte Marcelino Machado)

SÃO LUÍS - Uma visita técnica à ponte Marcelino Machado hoje,22 a partir das 9h, por representantes da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), definirá se a estrutura será liberada para o tráfego de veículos. A preocupação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é com o aumento no fluxo de carros que partirão para o interior do estado ou que chegarão à capital maranhense para as festas de fim de ano. Caso seja mantida a interdição, poderão ser formados longos congestionamentos de veículos na BR-135.

A ponte está em obras desde o dia 23 de junho deste ano e foi interditada parcialmente há um mês. Segundo o DNIT, durante a visita será verificado, por exemplo, se o concreto fixado em vigas de sustentação para o reforço da estrutura da ponte está totalmente firme.

Na tarde de ontem, O Estado esteve no local e acompanhou os últimos reparos feitos por técnicos da construtora. Segundo os operários, em dois pontos da pista ainda são necessários reparos que, caso sejam finalizados a tempo, a ponte poderá ser liberada para o tráfego hoje,22, a partir do meio-dia.

Em entrevista por telefone, o superintendente regional do DNIT no Maranhão, Gerardo Fernandes, informou que, após a visita, será possível dar um prazo para liberação. “Se tudo estiver cem por cento, liberamos a pista ainda amanhã [hoje]. Caso contrário, o planejamento será refeito”, disse.

Questionado sobre os serviços que foram executados, o superintendente disse que, pela avaliação preliminar, os trabalhos deverão se estender até a semana que vem. “Pela complexidade do trabalho, deveremos terminar em até quatro dias o serviço ou no máximo na semana que vem”, disse. Segundo ele, pela possibilidade de descumprimento do prazo inicial de entrega das obras, o DNIT agiu para entregar o trecho duplicado da BR-135 (no sentido capital-interior) que passa pelo Campo de Perizes.

Sem informação

Até o fim da tarde de ontem, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ainda não havia sido informada sobre o andamento das obras da ponte Marcelino Machado. Segundo a PRF, caso a liberação da ponte seja adiada, haverá a necessidade de replanejamento do controle de tráfego, já que apenas um dos lados da ponte Marcelino Machado (sentido capital/interior) estaria acessível para veículos.

Saiba mais

Em outubro do ano passado, O Estado publicou com exclusividade sobre os problemas na ponte Marcelino Machado, que apresentava rachaduras, principalmente na faixa do sentido interior/capital. No mês seguinte, técnicos do DNIT de Brasília estiveram vistoriando a estrutura e constataram que não havia necessidade de obras.

Mesmo com o parecer, a superintendência regional decidiu contratar – em caráter emergencial – uma empresa para a execução dos reparos na estrutura. Segundo o DNIT, as obras começaram em junho deste ano, no entanto, devido à necessidade dos serviços de protensão com macacos hidráulicos (técnica que aumentaria a resistência do concreto fixado na ponte), a estrutura precisaria ser interditada parcialmente. De acordo com o DNIT, foram investidos R$ 2.458.165,61 nas obras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.