Avanço

HU-UFMA inicia atendimento pioneiro no Maranhão em cirurgia de traqueia

Ambulatório passou por modernização para atender demanda reprimida no estado; espaço passou por modernização para atender demanda reprimida no estado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Cirurgia de traqueia sendo realizada no Hospital Universitário, da UFMA
Cirurgia de traqueia sendo realizada no Hospital Universitário, da UFMA (Cirurgia de traqueia sendo realizada no Hospital Universitário, da UFMA)

SÃO LUÍS - O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deu início aos procedimentos no novo ambulatório de cirurgia de traqueia, visando atender uma lacuna da saúde no estado do Maranhão. A iniciativa é inédita tanto na rede pública como na rede privada do estado e é mais um passo importante para a melhoria da assistência à população.

O ambulatório também proporcionará melhores condições de aprendizado aos residentes, internos e alunos que utilizam as instalações do hospital como eixo fundamental de formação.

O espaço conta com equipamentos de primeira linha para a realização de procedimentos pré-operatórios como a broncoscopia e a tomografia. Além de outros equipamentos como os dilatadores de traqueia, o broncoscópio rígido, as pinças de biópsia e todo o material necessário para um atendimento de ponta. Com esse novo serviço o HU-UFMA poderá realizar cirurgias de traqueia simples e complexas, estenoses de traqueia, fístula traqueoesofágica e estenose de traqueia congênita (crianças que já nascem com a estenose).

A equipe multiprofissional que compõe o quadro do serviço é formada por quatro cirurgiões torácicos, fisioterapeuta, enfermeiro e técnicos de enfermagem. O Centro Cirúrgico e a enfermaria dispõem de leitos próprios para a especialidade.

O novo ambulatório já tem programado três casos de estenoses complexas, dois de estenoses simples e quatro pacientes em pré-operatório para cirurgia de estenose complexa.

Importância

O chefe do Serviço de Cirurgia Torácica, Elias Amorim, ressaltou a importância deste atendimento. “É uma obra de grande alcance social que beneficiará todo o estado, pois vamos receber pacientes de todo o Maranhão. Teremos um serviço de referência pioneiro em nosso estado. Só tenho conhecimento de um serviço que foi montado recentemente nos mesmos moldes do daqui, que é o de Belém no Pará. Então, teremos na região Norte/Nordeste dois polos, um em Belém e outro em São Luís”.

Para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, implementações como essa reafirmam o compromisso do Hospital com a saúde da população. “Esse novo serviço mostra o esforço da equipe e da gestão na busca de um atendimento cada vez mais qualificado para a sociedade, que merece encontrar no SUS equipamentos de ponta, exames cada vez mais precisos, e um atendimento humanizado”.

Saiba mais

A traqueia é um órgão do aparelho respiratório, que possui o formato de um tubo vertical cilíndrico, cartilaginoso e membranoso, localizado entre a laringe e os brônquios. A função da traqueia no sistema respiratório é a condução do ar até os brônquios.

A estenose da traqueia é um estreitamento traqueal, o que dificulta a passagem de ar aos pulmões, e em casos mais graves pode gerar grave insuficiência respiratória (falta de ar).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.