Sine Fácil

Baixo número de trabalhadores efetivados no mercado de trabalho

Desde o lançamento da plataforma Sine Fácil, em maio deste ano, apenas sete trabalhadores no estado foram colocados no mercado formal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

Desde o lançamento, em maio do aplicativo Sine Fácil, do total de 841 trabalhadores do Maranhão cadastrados na plataforma digital, 269 foram encaminhados a uma vaga de emprego, sendo que destes apenas sete foram efetivados, segundo levantamento do Ministério do Trabalho.

Apesar de o aplicativo Sine Fácil estar ajudando a aproximar trabalhadores das vagas abertas, o resultado para o Maranhão é muito baixo em termos de colocação no mercado de trabalho. Representa 0,17% do total de 4.069 trabalhadores que conseguiram ser efetivados no país nesse período de seis meses, no qual São Paulo se destacou com 1.349 pessoas efetivadas.

Segundo o Ministério do Trabalho, esses números são importantes para analisar o funcionamento do aplicativo. "O Sine Fácil foi criado com o objetivo de tornar mais fácil a vida do trabalhador que busca uma recolocação no mercado de trabalho, e do empregador, que precisa ampliar seu quadro de pessoal. O Ministério do Trabalho procura ser o facilitador, e os números nos mostram que nossas expectativas estão sendo correspondidas", observa o ministro Ronaldo Nogueira.

Nos seis meses de funcionamento, o Sine Fácil encaminhou 200.340 mil trabalhadores às vagas ofertadas. Até o dia 29 de novembro, havia 31.556 vagas abertas em várias atividades profissionais e 79.453 candidatos cadastrados no portal – média de 2,51 pessoas cadastradas por vaga.

Os estados com maior número de contratações realizadas com a intermediação do Sine Fácil depois de São Paulo, foram Paraná (620), Bahia (461), Ceará (262), Goiás (249), Mato Grosso do Sul (186), Minas Gerais (184) e Pernambuco (182).

A ferramenta, que funciona em qualquer celular com sistema operacional Android ou iOS, pode ser instalada gratuitamente a partir de lojas de aplicativos, por meio da qual os trabalhadores conseguem acessar as vagas de emprego disponíveis no Sine de todo o país e se candidatarem a elas de maneira simples e rápida.

O Sine Fácil é resultado da parceria entre MTb e a Dataprev, responsável pelo desenvolvimento da plataforma digital. As vagas de emprego que aparecerão para o trabalhador serão filtradas conforme o que ele tiver preenchido no campo Objetivos Profissionais. Se ele se interessar pelas vagas poderá, pelo próprio aplicativo, se candidatar a elas.

Ao agendar horário e dia de entrevista, esse agendamento ficará salvo no aplicativo e poderá ser consultado no campo Agenda de Entrevistas.

Alguns números

O Sine Fácil foi lançado em 23 de maio deste ano em versão para Android. Desde então, mais de 680 mil trabalhadores já baixaram o aplicativo. Somente em outubro, foram 102 mil.

Cerca de 330 mil trabalhadores já fizeram mais de 20 milhões de buscas por vagas pelo Sine Fácil. 180 mil pessoas foram encaminhadas para entrevistas de emprego e 3.5 mil conseguiram colocação no mercado de trabalho por meio do aplicativo.

Números

841

Trabalhadores do Maranhão cadastrados na plataforma digital do Sine Fácil

269

Trabalhadores no Maranhão foram encaminhados a uma vaga de emprego

7

Trabalhadores no Maranhão somente foram efetivados no mercado formal

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.