Liga dos Campeões

Juventus e Manchester United buscam a classificação na Liga

Última fase da fase de grupo da Liga dos Campeões começa hoje e alguns gigantes da Europa ainda brigam por vaga na próxima fase; destaque para italianos e ingleses, que nem têm presença assegurada nas oitavas

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
José Mourinho, técnico do United, pediu cautela aos seus jogadores
José Mourinho, técnico do United, pediu cautela aos seus jogadores (MOURINHO UNITED)

Atenas - A última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa começa nesta terça-feira e alguns gigantes do continente ainda tentam garantir a classificação para as oitavas de final. A Juventus visita o Olympiacos no Estádio Karaiskakis, em Atenas na Grécia, pelo Grupo D e precisa de um triunfo para não correr riscos. Isso porque está na segunda colocação com oito pontos, apenas um a mais que o terceiro colocado Sporting.

Caso a Juventus tropece no Olympiacos, já eliminado com um ponto e sequer com chances de disputar a Liga Europa, vai depender que o Sporting não vença o Barcelona, líder com 11 pontos e garantido nas oitavas de final, em choque programado para o Nou Camp, em Barcelona.

“O nosso pensamento não era deixar a classificação para a última rodada e lutamos muito para que ela viesse antes. Mas, infelizmente, não conseguimos e agora temos que fazer a nossa parte. O jogo contra o Olympiacos não vai ser tranquilo, pois o adversário quer se despedir de forma digna da competição. Joga diante de seus torcedores e sabemos que não é fácil ganhar na Grécia. Mas temos que fazer o que se espera de nós, pois não podemos ficar na dependência do Sporting”, disse Massimiliano Allegri, treinador da Juventus.

Outro grande que precisa confirmar a classificação é o Manchester United, líder com 12 pontos no Grupo A, três a mais que Basel e CSKA Moscou, que dividem a segunda posição. O time inglês recebe o CSKA no Estádio Old Trafford, em Manchester, na Inglaterra, e pode até mesmo perder por três gols de diferença que se garante.

“Não estamos pensando nas facilidades da classificação e sim em fazermos a nossa parte dentro de campo. Temos que ir ao gramado acreditando que apenas a vitória vai nos dar a vaga nas oitavas de final”, disse o português José Mourinho, comandante do Manchester United.

O Basel vai ao Estádio da Luz, em Lisboa, medir forças com o lanterna Benfica, que sequer conseguiu pontuar e faz a pior campanha de sua história, sequer tendo a oportunidade de se classificação para a Liga Europa.

Roma e Atlético brigam por vaga

O Grupo C tem uma rodada que será emocionante, já que é um dos mais equilibrados. Líder com dez pontos, o Chelsea é o único garantido, mas ainda não assegurou a primeira posição, que dá o direito de decidir em casa nas oitavas de final. A segunda vaga está aberta entre a Roma, que hoje aparece na segunda posição com oito pontos, e o terceiro colocado Atlético de Madrid, que tem seis pontos.

O Atlético de Madrid vai ao Estádio Stamford Bridge, em Londres, encarar o Chelsea. Além de vencer, os espanhóis precisam acreditar no pouco provável tropeço da Roma, que recebe no Estádio Olímpico, na capital italiana, o Qarabag, do Azerbaijão, lanterna com dois pontos e que apenas cumpre tabela.

Já pelo Grupo B Paris Saint-Germain, líder com 15 pontos e cem por cento de aproveitamento, e Bayern de Munique, segundo colocado com 12 pontos, já estão garantidos. Ambos se enfrentam no Estádio Allianz Arena, em Munique, definindo a primeira posição. O PSG pode até mesmo perder por três gols de diferença que mesmo assim terminará na liderança. Na outra partida da chave o Celtic recebe o Anderlecht, da Bélgica, na Escócia, e precisa do empate para ir para a Liga Europa. Os escoceses somam três pontos, enquanto que os belhas não pontuaram.

Pelo regulamento o as equipes se enfrentam dentro de seus respectivos grupos em turno e returno e ao fim os dois primeiros colocados se garantem nas oitavas de final. O terceiro colocado ganha um prêmio de consolação, avançando para as etapas mais decisivas da Liga Europa. Abaixo todos os confrontos programados para este meio de semana pela Champions League, respeitando o horário de Brasília:

Hoje

GRUPO A

17h45 Manchester United-ING x CSKA Moscou-RUS

17h45 Benfica-POR x Basel-SUI

GRUPO B

17h45 Celtic-ESC x Anderlecht-BEL

17h45 Bayern de Munique-ALE x Paris Saint-Germain-FRA

GRUPO C

17h45 Roma-ITA x Qarabag-AZE

17h45 Chelsea-ING x Atlético de Madrid-ESP

GRUPO D

17h45 Olympiacos-GRE x Juventus-ITA

17h45 Barcelona-ESP x Sporting-POR

Amanhã

GRUPO E

17h45 Liverpool-ING x Spartak Moscou-RUS

17h45 Maribor-ESL x Sevilla-ESP

GRUPO F

17h45 Shakhtar Donetsk-UCR x Manchester City-ING

17h45 Feyenoord-HOL x Napoli-ITA

GRUPO G

17h45 Porto-POR x Monaco-FRA

17h45 Leipzig-ALE x Besiktas-TUR

GRUPO H

17h45 Tottenham-ING x Apoel-CPT

17h45 Real Madrid-ESP x Borussia Dortmund-ALE

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.