Caso Décio Sá

Envolvido na morte de Décio Sá ganha habeas corpus

Gláucio Alencar vai cumprir apenas a ordem de recolhimento domiciliar noturno nos fins de semana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Gláucio conseguiu habeas corpus e já pode sair de casa durante o dia
Gláucio conseguiu habeas corpus e já pode sair de casa durante o dia (Gláucio Alencar)

O desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ), José Luiz Almeida, concedeu ontem, 4, novo habeas corpus ao agiota Gláucio Alencar Pontes de Carvalho, que é acusado de ser um dos mandantes do assassinato do jornalista e blogueiro Décio Sá, que a partir de agora vai ter que cumprir somente a ordem de recolhimento domiciliar noturno e durante os fins de semana e feriados.

Ainda no dia 25 de março deste ano, Gláucio Alencar deixou o Complexo Penitenciário de Pedrinhas por ordem do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e passou a cumprir prisão domiciliar. Mas desde ontem esse criminoso já pode sair de sua casa durante o dia, mas, por determinação judicial, deve pernoitar em casa e durante fins de semana e os feriados.

Além de Gláucio Alencar, também são acusados por esse crime e ainda não foram julgados José Alencar Miranda Carvalho e José Raimundo Sales Chaves Júnior, o Júnior Bolinha. O Poder Judiciário condenou até o momento somente o assassino confesso do jornalista, Jhonathan de Souza Silva, a 27 anos e 5 meses de reclusão, e Marcos Bruno Silva de Oliveira, motociclista que deu fuga ao criminoso, a 18 anos de prisão. Até ontem, a Justiça não havia marcado a data para julgar os outros envolvidos desse crime.

Os denunciados, além da acusação de homicídio triplamente qualificado, também respondem por associação criminosa. A polícia, investigando a morte de Décio Sá com a deflagração da Operação Detonando, descobriu a existência de uma rede de agiotagem envolvendo 42 prefeituras do Maranhão e tendo como os principais líderes José Alencar e Gláucio Pontes.

O assassinato
No dia 23 de abril de 2012, Décio Sá foi assassinado com cinco tiros quando estava em um bar na Avenida Litorânea. Ele exerceu a função de repórter da editoria de Política de O Estado por 17 anos e também publicava conteúdos independentes no "Blog do Décio". Ainda segundo a polícia, uma das motivações do crime seria uma publicação, no blog, sobre o assassinato do empresário Fábio Brasil, em Teresina, no Piauí.

SAIBA MAIS

OUTRO CASO

Luiz Felipe Castro de Lima, de 18 anos; e Adjardson Mesquita Magalhães, de 22 anos, foram presos, no Parque do Araçagi, ontem em cumprimento a ordem judicial ontem pela equipe da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) acusada de ter assaltado uma residência, localizada no Araçagi, no dia 20 de novembro deste ano, em que levaram vários objetos de valor e dinheiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.