Inclusão

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência tem atividades de lazer

Evento contou com caminhada, esportes, oficinas de arte e atrações culturais e marcou a abertura da Semana Estadual de Direitos Humanos; deficientes pedem mais atenção

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Deficiente visual participa de atividade tátil durante ação do dia internacional, na Apa do Itapiracó
Deficiente visual participa de atividade tátil durante ação do dia internacional, na Apa do Itapiracó (Deficientes)

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no domingo, 3, e com objetivo de promover a inclusão, deficientes físicos, visuais e mentais de São Luís tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades esportivas e de lazer na Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó. O evento, realizado pelo Comitê Gestor Estadual de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência (CGEPD), contou com caminhada, esportes, oficinas de arte e atrações culturais e marcou a abertura da Semana Estadual de Direitos Humanos.

“Com esse evento, procuramos dar visibilidade às políticas públicas voltadas para pessoas deficientes e proporcionar uma tarde de alegria aos deficientes, que as vezes se sentem excluídos pela sociedade em geral devido as suas limitações. O deficiente é um cidadão e tem o direito de estar em todos os lugares que quiser”, explicou a secretária adjunta dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Secretaria de Direitos Humanos do Estado, Beatriz Carvalho.

Deficiente físico, Dilson Bessa, de 48 anos, explicou a importância do projeto. “Essas atividades valorizam a nós deficientes. As políticas públicas têm avanço, mas ainda necessitam de mais atenção, como por exemplo na saúde, educação e trabalho. O Governo também tem que elaborar campanhas paras que as pessoas entendam sobre as nossas limitações e a importâncias da acessibilidades para as nossas vidas”, disse Bessa.

O professor Derocy Reis, de 29 anos, é deficiente visual e falou sobre os desafios que ele enfrenta diariamente. “A ação aqui é marcar a data, que é muito importante para nós. É uma oportunidade de socializar e refletir sobre as políticas públicas. Tem que ter uma melhora nos espaços públicos para que possamos nos locomover com mais segurança”, ressaltou.

SAIBA MAIS

Se locomover em São Luís é uma das maiores dificuldades para os deficientes. O Estado flagrou uma rampa de acesso deteriorada numa parada de ônibus na Avenida Jerônimo de Albuquerque. Outro flagrante foram os pisos podotáteis danificados, próximo a Escola de Cegos do Maranhão (Escema), no Bequimão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.