Ciência

Dia da Astronomia é de observação dos astros

Interessados tiveram a oportunidade de apreciar o planeta Saturno, a Lua, a constelação de Órion e de Capricórnio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Telescópio foi montado na área da Praça Dom Pedro II no sábado, para apreciação de astros e constelações
Telescópio foi montado na área da Praça Dom Pedro II no sábado, para apreciação de astros e constelações (Telescopio)

Quem passava pela Praça Dom Pedro II, no centro de São Luís, no sábado, 2, pôde observar os corpos celestes, por meio de três telescópios. A ação foi realizada pelo Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em comemoração ao Dia Nacional da Astronomia, celebrado em 2 de dezembro. Durante a tarde, os interessados tiveram a oportunidade de apreciar o planeta Saturno, a Lua, a constelação de Órion e de Capricórnio. A atividade
“Natal com Ciência” é mais uma edição do evento “São Luís, olhe para o céu”.

O coordenador do laboratório de Divulgação Científica e Ilha da Ciência da UFMA, Antônio José da Silva Oliveira, explicou a importância do evento. “Esse projeto é necessário para popularizar a ciência. A ciência é acessível a todos. É cultural o brasileiro pensar que cientistas só são de fora do país, mas não, todos nós podemos ter acesso”, afirmou Oliveira.

O mestrando em Energia e Ambientes da UFMA Remir Mendonça, de 39 anos, foi um dos participantes do projeto. “O evento é uma oportunidade de observar os astros e incentivar os jovens a se interessar pela ciência. Temos que tornar a ciência um bem comum. Trazer ela de forma mais visível e palpável. É por meio dela que consegue os avanços nas áreas da saúde, educação, economia, alimentação, entre outras”, disse Mendonça.

Importância
Em paralelo ao evento professores, pesquisadores e estudantes de São Luís se reúnem para realizarem mais uma ação da atividade Marcha pela Ciência em São Luís. A intenção, segundo o professor Antônio Oliveira, coordenador do Ilha da Ciência, é chamar atenção da sociedade para importância da Ciência e Tecnologia.

“A finalidade é conscientizar população para os drásticos cortes em Ciência e Tecnologia (C&T) no orçamento de 2018 e como forma de pressionar politicamente os parlamentares para que eles sejam revertidos com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)”, ressaltou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.