Saúde

Mulheres ganham aliado para o controle do ciclo menstrual

Novo contraceptivo oral dá a mulher o poder de escolher quando menstruar; produto inovador pode ajudar muitas a organizarem suas vidas

Adriano Soares / De oestadoma.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

SÃO LUÍS - Poder escolher quando menstruar é o sonho de muitas mulheres modernas. Considerada por muitas como um incômodo, a menstruação pode estar com os dias contados, para aquelas que não suportam mais passar por essa fase mensalmente. É o que promete o medicamento Yaz Flex, da Bayer, o primeiro e único contraceptivo oral de baixa dose com o ciclo flexível, ou seja, ele dá a mulher o poder de decisão de quando menstruar.

O contraceptivo oral é um dos principais marcos na revolução das mulheres modernas, oferecendo a elas escolhas não só sobre sua sexualidade, mas em relação a sua saúde e bem estar.

O ciclo flexível é uma inovação que auxilia na escolha do melhor momento para menstruar, deixando nas mãos da mulher o controle do seu ciclo. Ela tem duas fases: a obrigatória e a flexível. Na primeira, é necessário ingerir a pílula normalmente durante 24 dias. Na segunda, a mulher controla quantas menstruações deseja ter ao ano de acordo com suas vontades e rotina, podendo menstruar no mínimo três vezes por ano.

Durante o período menstrual, a mulher passa por uma série de sintomas indesejáveis, como por exemplo: desequilíbrio hormonal, oscilação de humor, a temível cólica e vários outros efeitos. “A menstruação é uma coisa da mulher moderna e muitas não querem passar por essa fase todo mês. As mulheres sofrem com o ciclo menstrual. Essa menstruação é um sinal de que o útero ‘chora’ pela falta de um bebê”, explica José Bento, médico ginecologista e obstetra dos hospitais São Luiz e Albert Einstein.

Pesquisa
Uma pesquisa do Datafolha, realizada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), em parceria com a Bayer, entrevistou 2.004 mulheres em oito capitais brasileiras (Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) identificou os hábitos de saúde e opiniões sobre menstruação entre mulheres de 18 a 35 anos, período de atividade fértil de maior intensidade.

A pesquisa identificou que a falta de tempo é um dos principais motivos pelo qual as mulheres das capitais brasileiras não vão ao ginecologista. A pesquisa apontou ainda que 85% das brasileiras menstruam todo mês. Se sentir saudável é o principal motivo para algumas mulheres gostarem de menstruar.

“Porém, o fato de menstruarem regularmente não quer dizer que essas mulheres estejam satisfeitas com essa frequência, ou que elas saibam que podem ter o controle da menstruação. Isso porque elas têm a opinião dividida entre a necessidade de menstruar mensalmente e a possibilidade de flexibilizar esse ciclo”, indica César Fernandes, presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Novo contraceptivo

O novo contraceptivo vem atender aquelas mulheres que desejam utilizar o anticoncepcional de forma flexível e segura, sem a necessidade de emendar aqueles que não são indicados para ingestão sem pausa. Junto com o contraceptivo, um aplicativo de celular também foi lançado visando auxiliar a vida das mulheres.
“O aplicativo Yaz Flex foi lançado junto ao produto, também chega para auxiliar na tomada da pílula e informar sobre o que fazer em casos de esquecimento, já que é comum surgirem dúvidas – se é preciso, por exemplo, tomar uma ou duas pílulas no próximo dia, ou se a camisinha deve ser usada ou não. Assim, o app contribui com uma maior segurança no dia a dia da mulher”, conta Cleidson Marques, gerente de Produtos da Bayer Pharma Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.