Nostalgia

Fotógrafo recria camisas de times históricos do futebol maranhense

Diego Chaves recriou modelos digitais das camisas do Fabril Athletic Club, Tupan e Ferroviário Esporte Clube, times que não estão mais em atividade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Fotógrafo recriou os modelos das camisas do Ferroviário, Fabril e Tupan
Fotógrafo recriou os modelos das camisas do Ferroviário, Fabril e Tupan (TIMES HISTÓRICOS )

SÃO LUÍS – Apaixonado pelo futebol maranhense, o fotógrafo Diego Chaves criou modelos digitais das camisas de clubes históricos do Maranhão que não existem mais. Com formatos dos modelos mais modernos do mercado, Diego Chaves recriou as equipagens do Fabril Athletic Club (1907), Ferroviário Esporte Clube (1941), Tupan (1958) e publicou na internet. A princípio, ele afirma que a ideia não é confeccionar o material, mas apenas fazer uma homenagem.

Diego Chaves explica que um design uruguaio desenvolveu os templates (modelos) das camisas e ele apenas buscou os formatos das equipes maranhenses que já não existem mais. “Ele criou os modelos e eu, após uma pesquisa, recriei com as cores e os escudos destas equipes que fazem parte da história do nosso futebol”, explicou.

Diego explica também que a ideia era mostrar como as camisas destas esquipes estariam se eles existissem até hoje. “Muita gente na internet que gosta do futebol maranhense está elogiando a iniciativa. Eles gostaram”, disse.

Clubes históricos

Fabril Athletic Club (FAC)

Segundo pesquisadores, o Fabril Athletic Club (FAC) foi fundado oficialmente em 27 de outubro de 1907. Essa equipe é emblemática justamente porque foi criada por Joaquim Moreira Alves dos Santos, o Nhozinho Santos, responsável por trazer o futebol, para o Maranhão. Depois de estudar em Liverpool, na Inglaterra, Nhozinho Santos aportou em São Luís trazendo na bagagem as regras e os equipamentos para a prática do novo esporte. Como o seu pai era dono da fábrica Companhia Fabril Maranhense, conhecida como Fábrica Santa Isabel, que ficava no mesmo local que hoje conhecemos como “Canto da Fabril”, a equipe recebeu esse nome.

Tupan

Fundado oficialmente em 23 de dezembro de 1958, o Tupan Sport Club tem um histórico de várias participações no Campeonato Maranhense e tem na sua história grandes jogadores revelados, como o goleiro Clemer, que jogou no Club, Portuguesa (SP), Flamengo (RJ) e Internacional (RS), além do atacante Oliveira, que disputou a Copa do Mundo de 1998 pela Bélgica. Sociedade Esportiva Tupan disputou pela última vez o Estadual em 1994.

Ferroviário

O Ferroviário Esporte Clube foi fundado em 1941 e somente a partir de 1954 a equipe resolveu participar dos campeonatos oficiais da Federação Maranhense de Futebol. O Ferroviário carrega em seu currículo o fato ser o primeiro time maranhense a participar de uma competição nacional de clubes: a Taça Brasil de Futebol de 1959, competição que atualmente é o Brasileirão.

A equipe, fundada por funcionários da Estrada de Ferro São Luís-Teresina, tem quatro títulos do Campeonato Maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.