Educação

Plataforma disponibiliza programa de formação para professores da rede pública

A inscrição deverá ser feita direto no sistema e somente os profissionais na função docente poderão solicitar as vagas nesta primeira edição

O Estado online, com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
(Professores do ensino fundamental foram alvo do questionário da Prova Brasil aplicada em todo o país)

SÃO LUÍS - Estão abertas até 1º de dezembro as inscrições para os cursos da Plataforma Freire, gerenciada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Este será um sistema de gestão de cursos de capacitação para os professores da rede pública de ensino que terão a oportunidade de solicitar vagas em cursos do Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (Profic), mantido pela plataforma. A Plataforma Freire também vai agregar currículos de professores da Educação Básica, além de funcionar como banco de dados – semelhante ao Currículo Lattes.

A inscrição deverá ser feita direto no sistema e somente os profissionais na função docente poderão solicitar as vagas nesta primeira edição. Os professores deverão cadastrar o currículo com todos os dados de formação e de atuação por área e nível de ensino nesta página, para depois fazer a solicitação da vaga nos cursos disponibilizados.

Até 1º de dezembro, os professores cadastrados poderão solicitar vaga em cursos por meio da Plataforma Freire. Após esse prazo, ainda será possível cadastrar currículos, pois o sistema de cadastro está sempre aberto. Contudo, para se candidatar a vagas em cursos, será necessário aguardar a abertura do próximo período de solicitação.

Estão disponíveis, de forma gratuita, vagas para os cursos de Primeira Licenciatura em diferentes áreas para os professores que não possuem graduação na área em que atuam em sala de aula; Especialização em Educação Infantil para os professores com formação superior que atuam nesta etapa da educação; Especialização em Alfabetização, para professores com formação superior que atuam nos anos iniciais; Especialização em Matemática, para professores com formação superior que lecionam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental; Especialização em Língua Portuguesa, para os professores com formação superior que lecionam Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental. Para dúvidas e informações, o interessado pode enviar e.mail para freire@capes.gov.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.