Universidade

Ceuma encerra Congresso Nacional de Pesquisa em Direito

Evento jurídico foi encerrado na sexta-feira, 17, com a participação de estudantes, professores e pesquisadores do Direito

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

SÃO LUÍS - Cerca de 1400 estudantes, professores e pesquisadores do Direito do Brasil e exterior participaram do XXVI Congresso Nacional do Conselho Nacional de Pesquisa em Direito (Conpedi), que foi realizado na Universidade Ceuma e na Universidade Federal do Maranhão. O evento foi aberto quarta-feira, 15, e encerrado na sexta-feira, 17.

O tema dessa edição foi “Direito, Democracia e instituições do Sistema de Justiça”. A ideia era propor discussões pontuais sobre a responsabilidade das instituições jurídicas e a manutenção da democracia e de como isso pode se instaurar através das normas eficazes. O evento contou com exposição de pôsteres, GTS, painéis, fóruns e palestras.

“Esse evento foi conduzido, planejado e realizado com várias instituições, o que representou um trabalho feito com a união de esforços de uma instituição privada e uma pública, o que é um grande desafio. Isso demonstrou as grandes oportunidades que queremos para o nosso Estado”, disse o reitor da Universidade Ceuma, Saulo Martins.

Raymundo Juliano Feitosa (UFRN), que se despede da presidência do Conpedi, destacou os esforços da última gestão em consolidar uma intensa agenda de internacionalização e da dimensão que os eventos do Coselho Nacional de Pesquisa em Direito tomaram nos últimos anos, proporcionando um sólido espaço de intercâmbio acadêmico entre os Programas de Pós-Graduação em Direito de todo o país.

A nova diretoria do Conpedi tomou posse no dia 16 de novembro, em Assembleia Geral dos Associados. O novo presidente é o professor Orides Mezzaroba que terá sua gestão no período de 2018 a 2020.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.