Câncer de próstata

Novembro Azul tem caminhada de conscientização

Evento aconteceu no domingo, 12, ao longo da Avenida Litorânea e contou com muitas pessoas

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

Uma caminhada de conscientização quanto à prevenção do câncer de próstata, alusiva à campanha ‘novembro azul’ foi realizada no domingo, 12, na Avenida Litorânea. A ação foi realizada pela Viva Água.

Denise Martins, diretora da Viva Água e uma das coordenadoras do ato, enfatizou a importância de ações como essas. “Nós temos vários homens em nossa família. Precisamos conscientiza-los da importância dos exames preventivos para que problemas futuros possam ser evitados”, disse.

Já Raimundo Viveiros, oncologista que participou da caminhada, comentou sobre os motivos de vencer o preconceito com o diagnóstico. “Hoje em dia só morre de câncer de próstata aqueles que não tomam os cuidados previamente, que não fazem os exames com constância. É preciso que os homens tenham coragem e vençam o preconceito para com o exame para melhorarem sua saúde”, completou.

Outro participante foi o economista José Terceiro, que disse do porquê considerar fundamentais essas atividades. “A gente acha importante participar dessas ações tendo em vista que podemos ajudar outras pessoas a terem consciência de que precisam fazer os exames de prevenção para ter uma saúde melhor e evitar doenças que podem lhe ser muito prejudiciais”, ressaltou.

Novembro Azul
Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.

Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.