Infrações de trânsito

Radares começarão a multar a partir de amanhã em São Luís

Dispositivos funcionarão das 6h às 23h, registrando infrações no trânsito, mas em pontos considerados críticos, que ainda serão definidos pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) funcionamento será 24 horas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

SÃO LUÍS - Os novos equipamentos de fiscalização eletrônica instalados em avenidas de São Luís começarão a operar em caráter definitivo a partir desta sexta-feira, 10. Os radares estão aptos a fiscalizar infrações como o excesso de velocidade, avanço de semáforo e transitar com o veículo na faixa ou em corredores exclusivos para o tráfego de transporte coletivo. Os dispositivos funcionarão todos os dias, 6h às 23h. Em pontos considerados críticos, que ainda serão definidos pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, o funcionamento será 24 horas.

O sistema de fiscalização eletrônica custou aos cofres públicos do Município um montante de R$ 15 milhões, fruto de um
contrato assinado entre a SMTT e o Consórcio LV (que será responsável pelo gerenciamento do tráfego de São Luís, incluindo os equipamentos). De acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros, os fotossensores têm a proposta de conscientizar os motoristas sobre como trafegar de forma segura. “O objetivo dos equipamentos não é de multar. É conscientizar os motoristas sobre as regras no trânsito, principalmente os limites de velocidade nos principais corredores viários da cidade”, explicou o gestor.

No total, 32 fotossensores foram instalados na capital maranhense, mas, de imediato, apenas 10 começarão a funcionar efetivamente registrando as infrações e gerando multas aos condutores.

De acordo com a SMTT, os novos equipamentos de fiscalização são considerados mais modernos que os anteriores. Por meios deles, será possível, por exemplo, verificar o uso de cinto de segurança pelo motorista.

Os condutores que considerarem as multas aplicadas injustas ou equivocadas devem procurar a Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari), munidos do documento que represente a multa, da CNH, para entrar com recurso.

SAIBA MAIS

Avenidas com radares em funcionamento efetivo a partir desta sexta-feira
Av. Daniel de La Touche
Av. Colares Moreira
Av. Prof. Carlos Cunha
Av. Marechal Castelo Branco
Fonte: SMTT

A fiscalização eletrônica começou a ser instalada em São Luís no mês de agosto. Os fotossensores já estão funcionando, mas em fase de teste, para adaptação dos motoristas. As multas só serão aplicadas a partir desta sexta-feira, 10.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.