Trânsito

Falta de sinalização e mudanças em vias causam insatisfação

Nas avenidas São Marçal e Daniel de La Touche falta sinalização para pedestres; SMTT diz que locais estão incluídos no cronograma

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Na Avenida São Marçal, no bairro João Paulo, não existe sinalização para pedestres
Na Avenida São Marçal, no bairro João Paulo, não existe sinalização para pedestres (Na Avenida São Marçal, em frente ao Colégio Batista, no bairro do João Paulo, não existe sinalização para pedestres)

SÃO LUÍS - Algumas avenidas de grande movimento em São Luís tem passado por diversas transformações e revitalizações. O que por um lado pode ser considerado como bom, por outro nem tanto. Quem passa pelo bairro do João Paulo, na Avenida São Marçal, reclama da falta de sinalização no local.

Pouco mais de 30 foi realizado um trabalho de recuperação asfáltica de toda avenida, o que cobriu por definitivo o que restava de faixa de pedestre. O trabalho, porém, não foi finalizado. As sinalizações para pedestres e motoristas foram esquecidas. Quem deseja atravessar a via corre o risco de ser atropelado.

A dona de casa Ana Celi Castro de Oliveira conta que já passou quase 20 minutos para atravessar as duas pistas. “Ficou muito difícil passar por aqui. Não existe sinalização para a passagem de pedestres. Outro dia quase fui atropelada,” disse ela. Trabalhadores próximos do local contam que os idosos são os que mais sofrem com a falta de sinalização. “ Quem é mais novo pode correr para atravessar, mas os idosos não conseguem fazer o mesmo. Semana passada uma senhora foi atropelada por um motociclista”, contou Ana Celi.

Um dos pontos mais críticos da via é em frente ao Colégio Batista, no João Paulo. Há poucos dias aconteceu um acidente de transito. Sem a presença de agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a travessia em frente ao colégio é feita com o auxilio de flanelinha.

O flanelinha José Caetano Veras Trindade que muitas pessoas não atravessam nesse local sem sua ajuda. “Eu já virei guarda de trânsito das pessoas que precisam atravessar aqui,” disse. A travessia fica ainda pior no horário de saída dos alunos. “Na hora da siada deles é quase que impossível passar aqui. É muita gente querendo passar e se não tiver alguém aqui para pedir parada dos veículos o risco de acidente é grande”, disse.

Por outro lado

Já na Avenida Daniel de La Touche o problema é a mudança de sinalização. Recentemente alterações foram feitas nas proximidades do Shopping da Ilha. Em frente ao centro comercial havia uma faixa de transito que foi relocada para um local mais distante, próximo da nova parada. A faixa de pedestres antiga foi anulada, porém, os pedestres ainda utilizam a mesma, preferindo o risco de serem atropelados. Há ainda quem prefira nem mesmo atravessar na faixa apagada, como a jovem Leiciane Pereira. “Eu atravesso aqui por que é mais próximo da entrada do shopping. É mais fácil para mim, por que não preciso andar tanto”, contou.

Nota da SMTT

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que os locais citados na reportagem estão incluídos no cronograma de implantação da sinalização, iniciado pelo Centro da cidade e que se estende para as principais vias da capital maranhense. A SMTT comunicou que estão sendo revitalizadas faixas de pedestres, faixas contínuas, placas e outros itens de sinalização horizontal e vertical. E que uma das novidades é a utilização da tinta termoplástica, que garante mais durabilidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.