5º Centenário

Cristãos celebram hoje 500 anos da Reforma Protestante

Em São Luís, celebração acontece na Primeira Igreja Presbiteriana Independente, no Centro, a partir das 19h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

SÃO LUÍS - Hoje,31, cristãos de todo o mundo comemoram os 500 anos da Reforma Protestante, movimento que mudou o curso da história. Em São Luís, a celebração pelo 5° centenário da reforma será na Primeira Igreja Presbiteriana Independente, no Centro, a partir das 19h.

Várias igrejas evangélicas protestantes participarão da celebração como reconhecimento ao legado histórico do movimento que mudou não só as práticas religiosas nos países que a abraçaram, mas alterou profundamente os rumos da sociedade com repercussões na cultura, na política, na economia, na educação e na arte.

Momentos de louvor, reflexão e apresentações musicais, entre elas, "Castelo Forte", considerado o hino da reforma, composto por Martinho Lutero, por volta de 1521, são algumas das atrações.

Para o alemão Hannes Kühn, que é pastor luterano e vive em São Luís, “na sua descoberta, Lutero afirma que o ser humano é salvo por graça e fé, com a Bíblia Sagrada como fundamento mais importante na vida. Por isso, o presente desse Jubileu dos 500 anos da Reforma é aquilo que Deus fez e faz por nós por meio de Jesus Cristo, por isso nos consideramos irmãos.”

A reforma é comemorada neste mês porque no dia 31 de outubro de 1517, o monge Martinho Lutero pregou 95 teses teológicas na porta da Catedral de Wittemberg, na Alemanha. O reformismo de Lutero acabou criando o Protestantismo, com seguidores espalhados pelo mundo.

Um dos pontos centrais presentes na origem do protestantismo é a autonomia das Igrejas locais com suas liturgias e modos de vivenciar sua fé. “Isso foi uma enorme conquista a valorização do local ao invés da centralização da fé. A comemoração deve ser no sentido da liberdade que cada grupo, comunidades ou igrejas locais têm de exercer sua fé ao seu próprio modo, com suas características culturais e estilo de vida”, lembra Fernando Coêlho Costa, mestre em Ciências das Religiões.

Programação

Neste terça-feira ainda haverá sessão solene na Câmara dos Vereadores de São Luís, às 15h. A programação em São Luís começou no sábado, 28, com uma conferência sobre os 500 anos da Reforma Protestante e sua influência no Maranhão.

Serviço

O quê: Celebração pelos 500 anos da Reforma Protestante

Quando: Terça (31), a partir das 19h.
Onde: Primeira Igreja Presbiteriana Independente, Oswaldo Cruz, 1270 - Centro (Estacionamento pelo Parque do Bom Menino).

O evento: aberto ao público. Mais informações: (98) 99186-0558

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.