Martinho Lutero

Igrejas celebram 500 anos da Reforma Protestante

Culto em celebração à data acontecerá amanhã à noite, na Primeira Igreja Presbiteriana Independente, localizada na Rua Grande, Centro de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Conferência sobre os 500 anos da Reforma Protestante, em SL
Conferência sobre os 500 anos da Reforma Protestante, em SL (Reforma Protestante)

Fieis de todo o mundo comemoram os 500 anos da Reforma Protestante. Em São Luís, a celebração vai até amanhã à noite, na Primeira Igreja Presbiteriana Independente, no Centro. O encontro cercado de memórias, simbolismo e reconhecimento ao legado histórico do movimento é realizado por um coletivo de igrejas protestantes.
Para os protestantes, a Reforma teve muitas motivações, além de ter mudado doutrinas e práticas religiosas. Umas das mais importantes é o sacerdócio de todos os crentes. A partir dessa perspectiva, o homem passa a não depender de uma instituição ou um líder espiritual para ter comunhão direta com Deus, sendo Jesus Cristo o único intermediador entre Deus e o ser humano.
Segundo Lyndon de Araújo Santos, doutor em História e Pesquisador, e também pastor na Igreja Congregacional de São Luís, a importância da Reforma Protestante está na força de um movimento que alterou profundamente os rumos da sociedade e da civilização ocidental, sobretudo na dimensão religiosa, mas com repercussões na cultura, na política, na economia, na educação e na arte.
O pesquisador considera ainda que os pressupostos teológicos e as motivações da Reforma atingiram a estrutura da sociedade medieval cristã. Em outras palavras, romperam com a cristandade afetada na sua mentalidade, na teologia, no pensamento e nas práticas.
Para Samuel do Prado, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana Independente, a Reforma foi importante, pois na conjuntura em que aconteceu, lutou contra a deformação presente em quase todas as áreas da igreja daquela geração. Também foi um marco para trazer a igreja de Cristo aos princípios verdadeiros da palavra de Deus permitindo que a igreja voltasse a cumprir o seu papel na sociedade em que estava inserida.
“Temos que comemorar a conquista de uma autonomia em busca da verdade, de um outro destino do humano sob o imperativo da liberdade e a reinvenção do sagrado na modernidade, sem perder a solidariedade. O cristianismo adquiriu novas forças e se refez para o mundo em mudanças”, destaca Lyndon de Araújo Santos.
Em São Luís, a programação começou no sábado, 28, com uma conferencia sobre os 500 anos da Reforma Protestante e sua influência no Maranhão. Amanhã, às 15h, haverá sessão solene na Câmara dos Vereadores de São Luís.

Serviço

O quê: Culto pelos 500 anos da Reforma Protestante
Quando: Terça, 31, a partir das 19h.
Onde: Primeira Igreja Presbiteriana Independente, Oswaldo Cruz, 1270 - Centro (Estacionamento pelo Parque do Bom Menino).
Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.