Comunicação

Derrubada de torre foi ato de 'terrorismo', diz Rádio Capital

Em nota, a direção da emissora, que faz oposição do Governo do Estado, diz que invasão de terreno, que teve prosseguimento na sexta-feira, 27, foi ato planejado 'de forma articulada'

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Parte da torre de transmissão da Rádio Capital que foi derrubada
Parte da torre de transmissão da Rádio Capital que foi derrubada (Parte da torre de transmissão da Rádio Capital que foi derrubada)

SÃO LUÍS - O ato de invasão ao terreno da Rádio Capital, no Parque Timbira, na quarta-feira,25, foi definido pela direção da emissora como ato de “terrorismo” e planejado “de forma articulada”. De acordo com nota, sem citar nominalmente possíveis autores, a ocupação da área, derrubada da torre de transmissão e o furto de equipamentos da rádio não teriam motivações apenas sociais e visavam “tirar de operação uma das emissoras de maior audiência da cidade”.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que já instaurou inquérito para investigar as circunstâncias do roubo, destruição e ocupação do terreno. De acordo com a pasta, depoimentos já foram colhidos, no entanto, as apurações ocorrerão sob sigilo.

Na tarde de sexta-feira, 27, invasores estavam construindo casas na área da emissora. Nenhum pessoa quis falar sobre a ocupação. Os restos da torre de transmissão ainda permanecem no chão. A Capital não informou, até o momento, se a torre será reconstruída e quando isso irá ocorrer.

Em nota divulgada na quinta-feira, 26, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) criticou a invasão à Rádio Capital. A entidade repudiou “qualquer ação arbitrária que atente contra a liberdade de imprensa e o pleno funcionamento da radiodifusão”. A Abert aguarda pela apuração dos fatos e lamentou que pessoas, “independentemente de seu propósito, venham a perpetrar atos de violência”

Até o fim da tarde de sexta-feira,27, nenhum dos equipamentos havia sido recuperado. Atualmente, a emissora é considerada um dos principais canais de oposição à atual gestão do Governo do Maranhão.

A direção da Capital deverá, via judicial, requerer a posse do terreno. Segundo a direção, ainda por meio de nota, “outras medidas estão sendo tomadas, inclusive junto a órgãos policiais federais, para investigar o ocorrido”.

.

Nota da Abert

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) repudia a atitude do grupo que depredou os transmissores da Rádio Capital AM, em São Luís (MA), na madrugada de quinta-feira (25).

Um grupo de aproximadamente 30 pessoas, portando facões e pedras, invadiu o terreno da Rádio Capital, onde funcionavam os equipamentos de transmissão. Além de atearem fogo, as torres de transmissão foram derrubadas e a rede elétrica destruída.

É lamentável que pessoas, independentemente do seu propósito, venham a perpetrar atos de violência em detrimento da integridade patrimonial de uma concessionária de serviço público.

A Abert repudia qualquer ação arbitrária que atente contra a liberdade de imprensa e o pleno funcionamento da radiodifusão. A Associação espera, ainda, a rigorosa apuração dos fatos e a punição dos responsáveis

Paulo Tonet Camargo

Presidente

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.