Alerta

Caminhada na Litorânea, no Calhau, alerta sobre os riscos da obesidade e diabete

O evento foi promovido pelo CEO e ocorreu na manhã de sábado, 28. Além de chamar atenção da população sobre essa doença, o movimento arrecadou alimento perecível para ser doado à Fundação Antônio Brunno

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Muitas pessoas acordaram cedo para participar da caminhada.
Muitas pessoas acordaram cedo para participar da caminhada. (CAMINHADA)

SÃO LUÍS - As pessoas, que foram na manhã de sábado, 28, à Avenida Litorânea, no Calhau, puderam participar da 2ª Caminhada de Combate à Obesidade e ao Diabetes, que foi promovida pelo Centro de Excelência em Obesidade (CEO), localizado na Rua da Viração, no Centro, como ainda ajudaram a Fundação Antônio Brunno, na Cohab-Anil, com a doação do alimento não perecível.

A caminhada teve como ponto de partida a praça de alimentação. Neste local, a população recebeu informações sobre dicas de saúde e ainda teve a oportunidade de verificar a sua pressão e o índice de massa corpórea. Antes da caminhada, os participantes fizeram uma série de alongamento, sob a orientação dos profissionais da área médica do CEO.

A coordenadora desse evento, Vanessa Cutrim, disse que a caminhada tem como um dos objetivos de conscientizar a população sobre a obesidade para terem uma qualidade de vida e também não deixa de obter um caráter social, pois, os alimentos doados pelos participantes vão ser destinados à Fundação Antônio Brunno.

Ela ainda informou que a primeira edição desse evento ocorreu no mês de outubro do ano de 2015 também na Litorânea e reuniu várias pessoas, inclusive, crianças e idosos. “Esta é a segunda caminhada e há possibilidade do CEO realizar outros eventos desse tipo destinado não somente aos nossos clientes como também para a população”, declarou Vanessa Cutrim.

Um dos participantes foi o técnico em segurança, Jadson Cunha, de 42 anos. Ele veio acompanhado da sua filha, Maria Eduarda, de 6 anos. “Evento é de sua importância, pois, conscientiza o ser humano sobre a importância da qualidade de vida”, declarou Jadson Cunha.

Obesidade

O cirurgião Herquimas Pereira afirmou que o CEO é um dos mais conceituados em cirurgia bariátrica do país e há mais de uma década vem tratando os pacientes de obesidade. Ainda segundo o médico, no momento, existem mais de 10 milhões de brasileiros que sofrem de obesidade mórbida e ainda podem ser portadores de diabete, que é uma das doenças que mais mata no Brasil.

A nutricionista Valéria Medeiros declarou que atualmente o brasileiro está trocando o alimento natural pelo industrializado e isso acaba gerando uma série de conseqüências, principalmente, para a saúde e sendo o sobrepeso uma delas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.