Sobrepeso entre as crianças

Obesidade infantil é tema de atividade em escola pública de São Luís

Evento promovido pela Prefeitura de São Luís aconteceu na tarde de sexta-feira,20, e reuniu crianças de quatro a nove anos de idade dos ensinos infantil e fundamental em escola na Liberdade

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Crianças participaram da ação educativa que ocorreu na Unidade de Ensino Paulo Freire
Crianças participaram da ação educativa que ocorreu na Unidade de Ensino Paulo Freire (Crianças participaram da ação educativa que ocorreu na Unidade de Ensino Paulo Freire, na bairro Liberdade)

SÃO LUÍS - Uma a cada três crianças no país está acima do peso, de acordo com o último balanço do Ministério da Saúde (MS). Para combater esta tendência – que também é vista em São Luís – representantes da Prefeitura de São Luís promoveram na tarde de sexta-feira,20, uma ação educativa na Unidade de Ensino Básico Paulo Freire, na Travessa Tabajara, no bairro Liberdade. Na ocasião, crianças de quatro a nove anos de idade dos ensinos infantil e fundamental receberam dicas acerca da importância da boa alimentação.

Antes de serem servidas as refeições nutritivas, os jovens também assistiram a uma apresentação teatral com bonecos que descreveram uma história cuja mensagem era a melhor forma de ingerir alimentos saudáveis. “O trabalho está apenas no início, no entanto, será fundamental chamar os pais ou responsáveis legais para conscientizá-los acerca da importância da boa alimentação de seus filhos”, disse a secretária de Segurança Aliemntar (Semsa), Fátima Ribeiro.

Além das atividades educativas, cada jovem também foi avaliado por nutricionistas e técnicos da Semsa, que mediram o peso e a altura das crianças. No caso da UEB Paulo Freire, das 52 crianças assistidas, apenas duas apresentaram sobrepeso. “Neste caso, é fundamental comunicar os pais sobre o que foi constatado e orientá-los sobre formas de se controlar o peso destas crianças”, frisou a titular da Semsa.

De acordo com a gestora, o sobrepeso era comprovado por meio do cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) dos jovens. As crianças, neste caso, com IMCs superiores a 24,9 eram consideradas obesas. Uma das jovens identificadas com alterações no peso corporal teve a identidade preservada. Ela, que tem oito anos de idade, será acompanhada pela Semsa. “O acompanhamento é fundamental para que haja um controle efetivo do peso desta criança”, disse Fátima Ribeiro.

Problemas

A obesidade, nos primeiros anos de vida, pode gerar problemas graves e futuros, dentre eles, doenças cardíacas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é apontado como a principal causa do sobrepeso entre as crianças.

Fique por dentro

Atitudes corretas para o controle de peso:

- Praticar qualquer atividade física

- Fazer todas as refeições por dia

- Ingerir sucos

- Comer frutas

- Ter uma boa noite de sono

- Beber no mínimo oito copos de água por dia

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde Alimentar

Frase

“O trabalho está apenas no início, no entanto, será fundamental chamar os pais ou responsáveis legais para conscientizá-los acerca da importância da boa alimentação de seus filhos”

Fátima Ribeiro

Secretária Municipal de Segurança Alimentar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.