Encontro Internacional

Empresários locais poderão negociar com estrangeiros

Oportunidade será viabilizada durante o Encontro Internacional de Negócios, que ocorrerá de 8 a 10 de novembro, no Multicenter Sebrae, como parte da programação da Expo Indústria Maranhão, evento que deve movimentar R$ 120 mi

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Presidente da Fiema, Edilson Baldez, diz que haverá grandes oportunidades para as empresas locais ingressarem no mercado mundial
Presidente da Fiema, Edilson Baldez, diz que haverá grandes oportunidades para as empresas locais ingressarem no mercado mundial (Expoindustria)

Empresas maranhenses interessadas em fechar negócios com compradores internacionais, fazer in­vestimentos e trocar tecnologias têm até 8 de novembro para se inscrever no Encontro Internacional de Negócios, que será realizado durante a segunda edição da Expo Indústria Maranhão, que deve movimentar R$ 120 milhões.
Após serem finalizadas as inscrições, serão agendadas reuniões entre produtores maranhenses e investidores internacionais e nacionais, que ocorrerão nos dias 9 e 10 de novembro, durante a Expo Indústria. No primeiro dia do evento, 8, será realizada uma reunião de alinhamento para orientar as empresas locais durante os encontros de negócio.
O Encontro Internacional de Negócios é organizado pelo Sistema Fiema, em parceria com a Agência de Apoio às Exportações (Apex), entidade vinculada ao Ministério da Indústria e do Comércio. “Haverá grandes oportunidades para empresas e indústrias maranhenses ingressarem no mercado mundial. Trata-se de um encontro único no qual os produtores e distribuidores terão a chance de fechar negócios reais com compradores renomados de diferentes países e também do Brasil”, explica o presidente da Fiema, Edilson Baldez.

Compradores
Já estão confirmados compradores do Reino Unido, Estados Unidos, Emirados Árabes, China e de outros estados do Brasil. Para participar do encontro com os executivos das empresas estrangeiras, o produtor ou distribuidor maranhense precisa se inscrever no site da Expo Indústria Maranhão (www.expoindustriama.com.br).
No cadastro, a empresa local indicará seu setor, o perfil de interesse comercial e o nível de expertise em negociações internacionais. Os setores mais procurados pelos compradores estrangeiros são alimentação, bebidas, construção civil e vestuário.
Catálogo
Os empresários locais terão acesso a um catálogo com contatos com todas as companhias e empresas internacionais e nacionais que correspondem a seu interesse. Terão ainda acesso a intérpretes, que facilitarão a comunicação com os executivos estrangeiros. “Este é o resultado de um trabalho que temos realizado há muitos anos, em parceria com a Apex. Tudo começou com a sensibilização do empresariado para o mercado internacional, depois pela formação e capacitação para atuação no cenário mundial. A fase do encontro com os compradores já é o ponto mais alto de nossas ações para fomentar o comércio e a indústria local”, explica Edilson Baldez.
As negociações ocorrerão simultaneamente das 19h às 21h. Nelas, serão informadas a relação de documentos para fechar os negócios, as adequações necessárias aos produtos e ainda a orientação geralpara a venda para o exterior. “Será um momento de troca de informações e apresentação da nossa produção para o mercado exterior. Cada país tem um código de conduta de vendas uma política de saúde específica e de uso, que precisam ser respeitados e ao qual a empresa maranhense precisa se adequar”, explica o superintendente da Fiema, Albertino Leal.

Mais

Ações mais inovadoras

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) recebeu, em junho deste ano, uma premiação pelo projeto “Esteira de Internacionalização de Empresas”, que ficou classificado em 4º lugar entre as ações mais inovadoras do país, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O projeto integra o programa Maranhão for Business, realizado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiema, que busca promover a competitividade global das indústrias maranhenses e estreitar relações da base industrial com as instituições promotoras do comércio exterior no Maranhão e no Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.