Geral | Direitos Humanos

Aberta inscrições para I Prêmio OAB Maranhão de Jornalismo em Direitos Humanos

O objetivo é incentivar a construção de uma cultura em Direitos Humanos e proporcionar reconhecimento à imprensa maranhense
OESTADOMA.COM / com informação da OAB-MA17/10/2017 às 10h39
Aberta inscrições para I Prêmio OAB Maranhão de Jornalismo em Direitos HumanosOs ganhadores do prêmio serão conhecidos no dia 7 dezembro de 2017. (Flora Dolores)

SÃO LUÍS - Estão abertas as inscrições para o I Prêmio OAB Maranhão de Jornalismo em Direitos Humanos. Os interessados podem baixar o edital e a ficha de inscrição no site da OAB-MA. O prazo se encerra no dia 31 de outubro. O objetivo é incentivar a construção de uma cultura em Direitos Humanos e proporcionar reconhecimento à imprensa maranhense.

Em agosto de 2017, por ocasião da programação em homenagem ao Advogado, o I Prêmio OAB Maranhão de Jornalismo em Direitos Humanos foi lançado com a presença do jornalista Marcelo Canellas, repórter especial do Fantástico, que dialogou para uma plateia lotada formada por profissionais e acadêmicos de Jornalismo sobre a importância da profissão na construção de uma cultura em Direitos Humanos. “O papel do Jornalismo é levantar questões para serem debatidas pela sociedade, pois, a partir dom momento que temáticas e violências envolvendo Direitos Humanos vira notícia, o assunto deixa de ser um assunto de família e passa a ser discutida e enfrentada por toda a sociedade”, enfatizou.

Os ganhadores do prêmio serão conhecidos no dia 7 dezembro de 2017. Os profissionais e estagiários de Jornalismo podem concorrer nas cinco categorias: webjornalismo, fotojornalismo, impresso, telejornalismo e radiojornalismo. Cada concorrente poderá inscrever até três produções jornalísticas por categoria. Serão consideradas válidas e aptas a concorrer à premiação, as matérias divulgadas no período 16 de outubro de 2016 a 15 de outubro de 2017, que abordem a realidade maranhense.

Tanto para o profissional quanto para o estagiário são exigidos documentos no ato da inscrição como: comprovante de matrícula em Instituições de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação e sediada no Maranhão, desde que desenvolva suas atividades em meios de comunicação locais ou, em caso de webjornalismo, voltadas à realidade maranhense. Os profissionais concorrentes deverão apresentar registro profissional reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no ato do envio ou entrega do material inscrito, devendo comprovar o exercício de suas atividades em veículo de comunicação sediado em cidade maranhense.

Os Trabalhos desenvolvidos coletivamente também podem concorrer desde que na Ficha de Inscrição sejam colocados os nomes de todos os autores da produção jornalística. A ressalva aqui é para indicar o profissional que ficará responsável por receber a premiação e também por responder as eventuais comunicações da organização do concurso com os participantes.

Para efetivar a inscrição, é preciso que todas as orientações do edital, com o envio de documentos e do material jornalístico concorrente à premiação sejam devidamente encaminhados para o e-mail da comunicacao@oabma.org.br ou entregues pessoalmente no setor de Comunicação da OAB-MA.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte