Deciusão

Botafogo visita o Grêmio em decisão

Quem se classificar deste choque de brasileiros pode cruzar nas semifinais com o Santos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

Porto Alegre (RS)

O choque entre dois brasileiros que estão se destacando vai coroar um deles e conduzí-lo às semifinais da Copa Libertadores. Grêmio e Botafogo duelam na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), às 21h45, em choque válido pela rodada de volta das quartas de final. Na ida, no Rio de Janeiro, empate sem gols, que agora dá a classificação a quem vencer no tempo normal. Novo 0 x 0 forçará a disputa de pênaltis e qualquer igualdade a partir de 1 x 1 serve aos cariocas, pois os gols anotados como visitante valem para critério de desempate.
As duas equipes chegam em momentos distintos. O Botafogo ganhou os dois últimos jogos no Campeonato Brasileiro por 2 x 0, diante de Flamengo e Santos, enquanto que o Grêmio tem caído de produção, perdeu da Chapecoense por 1 x 0 e viu serem reduzids consideravelmente as chances de conquistar o título do Brasileirão.
Se o Grêmio aposta no fator campo, o Botafogo confia nos histórico como visitante nesta Libertadores. Até aqui, o Botafogo jogou seis vezes nessas condições e apenas em duas ocasiões, derrota de 1 a 0 para Olimpia, no Paraguai, e Estudiantes, na Argentina, não conseguiria a vaga no Rio Grande do Sul em caso de repetição de placar. Nas demais partidas, o Botafogo fez longe de casa um resultado que o levará às semifinais se for reproduzido contra o Grêmio. Foi assim nos empates por 1 x 1 com o Colo-Colo, no Chile, pela pré-Libertadores, e com o Barcelona, no Equador, pela fase de grupos. Ainda pela etapa de chaves o time derrotou o Atlético Nacional por 2 x 0 na Colômbia e o o Nacional do Uruguai, por 1 a 0, este último já pelas oitavas de final.
Em termos de escalação o mistério toma conta das duas equipes. O Grêmio terá o retorno do volante Michel, que não disputou o primeiro jogo, pois estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Já as presenças do zagueiro Pedro Geromel e do meia-atacante Luan vão ser mistério até minutos antes do início do duelo. O primeiro está mais próximo do retorno e deve voltar a fazer dupla de defesa com Walter Kannemann. Assim, o garoto Bressan vira alternativa para o decorrer do jogo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.