Conscientização

Campanha de prevenção ao suicídio é levada à praça

Voluntários da Associação Médica Espírita do Maranhão abordaram pessoas na feira de artesanato e gêneros alimentícios da Praça Benedito Leite para chamar a atenção da população acerca desse problema de saúde pública

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Grupo na “Campanha pela vida”, visando contribuir para a redução dos casos de suicídio
Grupo na “Campanha pela vida”, visando contribuir para a redução dos casos de suicídio (suicídio)

Em 12 anos, a taxa de suicídio na população de 15 a 29 anos subiu 10% no Brasil. Duas pessoas se suicidam por dia ou uma a cada 45 minutos, o que faz do país o oitavo com mais suicídios do planeta. O problema, considerado grave, voltou às discussões neste mês de setembro, dentro da temática “Setembro Amarelo”.
Ontem, voluntários da Associação Médica Espírita do Maranhão aproveitaram a movimentação de pessoas na feira de artesanato e gêneros alimentícios da Praça Benedito Leite para distribuir panfletos explicativos sobre o assunto.
O grupo está em plena “Campanha pela vida”, visando contribuir para a redução dos casos no Maranhão. Segundo o médico Carlos Farias, presidente da Associação Médica Espírita do Maranhão, o estado está em terceiro lugar no ranking relativo ao crescimento no número de casos.
“Daí a necessidade de esse tema ser discutido constantemente, assim como estamos fazendo aqui hoje na feirinha, distribuindo material informativo e nos colocando para ajudar pessoas que estão passando por algum problema”, disse.

Sem sentido
No material impresso distribuído, a Associação destaca o suicídio como um ato de pôr fim à vida corpórea. “Uma das causas é a falta de sentido da vida. Mas o suicídio não é uma saída. É um grave erro. A dor que o provocou permanece após a morte do corpo físico, pois o ser não morre. O espírito vive. A vida é uma dádiva de Deus e não nos cabe tirá-la”, dizia o panfleto.
O informativo fiz ainda que a prece é o principal meio de ajuda, sendo a energia de amor que chega ao suicida como um bálsamo para acalmar a mente, as emoções, os sentimentos e o ajudará a recomeçar seu aprendizado evolutivo, embora em circunstâncias mais duras.
São quase 800 mil vítimas por ano no Brasil. E para cada caso, são pelo menos outras 20 tentativas. Ou seja, quase 20 milhões de pessoas podem não conseguir se matar, mas tentam. O assunto está sendo discutido pelas pessoas na internet, especialmente nas redes sociais e nos grupos de Whatsapp. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos suicídios podem ser prevenidos.

Saiba Mais

Iniciado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM)e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 concentradas em Brasília. Mundialmente, a Associação Internacional para
Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10
do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial
de Prevenção do Suicídio.
Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.