Rally dos Ventos

Cearense vence novamente o maior rally de kitesurf do mundo

​O maranhense Bruno Lobo participou da competição e ficou em quinto lugar; a americana Susi Mai venceu entre as mulheres

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
O maranhense Bruno Lobo ficou na quinta colocação
O maranhense Bruno Lobo ficou na quinta colocação (BRUNO LOBO )

SÃO LUÍS -O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu, neste sábado (16), o Red Bull Rally dos Ventos, competição no formato de rally que mistura velejo na água e nas dunas, algo bastante único para o kitesurf. Quarenta atletas largaram da praia de Atins rumo a Santo Amaro, passando em meio aos Lençóis. Em uma disputa bastante acirrada durante todo o percurso, os conterrâneos e amigos Carlos Mário “Bebê” e Alex Neto revezaram a primeira e a segunda colocações o tempo todo, definindo o resultado na linha de chegada. Netinho levou a melhor e tornou-se bicampeão do Red Bull Rally dos Ventos, após cerca de 1h40 de prova. Entre as mulheres, a americana Susi Mai subiu no topo do pódio.
Foram 65 km percorridos entre a largada, na praia de Atins, e a chegada, dentro do Parque dos Lençóis Maranhenses, na parte de Santo Amaro. Bebê, atual campeão mundial de kitesurf, se destacou logo na largada, assumindo a primeira colocação durante os 40 km percorridos no mar, enquanto Netinho brigava entre o quarto e o quinto lugares, ganhando posições aos poucos.

Foi dentro dos Lençóis Maranhenses que Netinho abriu vantagem sobre os outros competidores e alcançou Bebê. A partir daí, os dois passaram a brigar pelo título, invertendo as posições o tempo todo. Bebê estava quase cruzando a linha de chegada quando perdeu o equilíbrio e caiu, dando chance para Netinho ultrapassá-lo e vencer a prova.

“O final foi muito eletrizante. Não sabia se eu ia realmente conseguir virar. Fiquei em segundo até os últimos segundos, mas consegui correr um pouco na areia e terminar mais rápido. Mas posso dizer que o Bebê me deu muito trabalho”, afirmou Alex Neto.

“Eu e Netinho sempre treinamos juntos, e ele se destaca por andar muito bem em dunas. Foi ótimo competir com ele aqui. Minha estratégia foi correr bastante no trecho de praia para abrir vantagem para os outros. Valeu a pena. É incrível poder competir com tanta gente boa junto e em meio a essa paisagem”, comentou Bebê.

​O dono da casa, Bruno Lobo, de 24 anos, ficou em quinto lugar na competição. “Foi bom demais participar mais uma vez. Essa foi minha segunda experiência. Aqui é o paraíso, esse visual é incrível! Eu vim dar meu melhor, mas infelizmente na minha primeira duna meu kite caiu e levei cerca de 5 minutos para uma nova decolagem. Com isso, acabei me distanciando dos competidores que estavam mais rápidos. Mas isso faz parte e agora fica o desafio de ir ainda melhor na próxima edição!”, explica Bruno Lobo, que costuma visitar os Lençois Maranhenses com a família e ressalta como é maravilhoso poder praticar o esporte que ama em um lugar tão lindo.

​Entre as mulheres, a americana Susi Mai abriu vantagem no início da competição e foi a primeira a chegar. “Velejei bem na parte de praia e, quando entrei nos Lençóis, tentei algumas estratégias para ganhar velocidade nas dunas. Comecei a escorregar por elas e percebi que usar a prancha do kite para deslizar sentada era mais rápido. Estou muito feliz com a vitória. Eu adoro esse lugar”, disse.

A primeira edição do Red Bull Rally dos Ventos aconteceu em 2014, com um percurso de 16 km. Três anos depois, a competição retornou aos Lençóis Maranhenses com um desafio ainda maior para os atletas – 65 km de trajeto. O Red Bull Rally dos Ventos contou com apoio de ICMBio, Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Nissan e Oakley.

Resultados:

Feminino

1. Susi Mai
2. Maria do Socorro Vasconcelos
3. Alvelina Lameira

Masculino

1. Alex Neto
2. Carlos Mário “Bebê”
3. Bruno Elizário

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.