Confrontos

Sampaio Corrêa avança às quartas de final da Série C

Tricolor, apesar da derrota de virada por 3 x 2, se classificou em primeiro do Grupo A; Moto foi rebaixado ao perder por 1 x 0 para o Fortaleza, que fez a sua parte e se classificou sem depender de nenhum outro resultado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Volante Diego Valderrama disputa bola com adversário
Volante Diego Valderrama disputa bola com adversário (Valderram disputa bola com marcador)

O Campeonato Brasileiro Série C já tem todos os seus confrontos mata-mata definidos. Na noite deste sábado, a 18ª rodada, a última da fase de grupos, do Grupo A fechou a primeira fase da competição com a definição de suas duas vagas restantes e do último rebaixado. Com a melhor campanha do Grupo A, o Sampaio Corrêa, líder, decide seu retorno à Série B contra o Volta Redonda, enquanto, o São Bento, líder da Chave B enfrenta o Confiança. O Moto Club foi derrotado e jogará a Série D em 2018. As regras são simples: mata-mata, ida e volta, e os dois primeiros clubes de cada grupo com a vantagem de decidir o segundo jogo dentro de casa.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá divulgar as datas e horários dos jogos nesta segunda-feira, mas é provável que seja mantida a tabela básica, com o primeiro jogo no final de semana do dia 16 e o segundo no final de semana do dia 23. Assim como nas últimas temporadas, o gol fora de casa é critério de desempate e, em caso de igualdade no placar, agregado, a decisão fica para as cobranças de pênalti.

Grupo A
Apesar da derrota por 3 x 2 em pleno Estádio Castelão, o Sampaio Corrêa garantiu a liderança do Grupo A. Isso porque o CSA não conseguiu vencer o Cuiabá na Arena Pantanal, ficou apenas no 1 x 1 e segue na segunda posição, com 32 pontos. A derrota do Tricolor, que segue com 32 pontos, ainda decretou o rebaixamento do rival Moto Club, que caiu ao lado do ASA.
No Castelão, na capital do Ceará, o Fortaleza venceu o Moto Club por 1 x 0 e assegurou a terceira posição, com 27 pontos, dois à frente do Confiança, que fechou o G4 com 25 pontos. O time sergipano sofreu, mas venceu o ASA por 2 x 1 em Arapiraca, no estádio Coaracy da Mata Fonseca, e terminou a primeira fase na quarta posição, sonhando com o acesso.
Com a melhor defesa da competição e mais um jogo seguro, o São Bento venceu o Volta Redonda por 1 x 0 e chegou aos 31 pontos no Grupo B, na liderança isolada. O time de Sorocaba completou sete jogos sem perder e chega para as quartas de final com muita moral. O Tupi, por outro lado, tinha tudo para dar alegria ao seu torcedor no estádio Mário Helênio. Mas, de virada, o Bragantino buscou a vitória por 3 x 1 e deixou o adversário com 28 pontos.
No Rio de Janeiro, Macaé e Tombense fizeram um jogo ‘café com leite’ no estádio Moacyrzão, que terminou 0 x 0 e manteve os mineiros com 26 pontos, na terceira posição. Fechando o G4, o Volta Redonda passou por um sufoco sem fim, mas conseguiu ficar com a vaga mesmo perdendo para o São Bento, somando 25 pontos. Isso porque Jonville e Botafogo tinham muito saldo de gols para tirar do adversário.
Com os resultados, o Grupo A se encerrou com o Sampaio Corrêa em primeiro, com 32 pontos, o CSA em segundo, também com 32, Fortaleza em terceiro, com 27, e Confiança em quarto, com 25, fechando o grupo de classificados para as quartas. Seguem na Série C o Salgueiro, que terminou em quinto com 24, Cuiabá, sexto com 23, Remo, sétimo com 22, e Botafogo-PB, oitavo com 21. Moto Club, com 20, e ASA, com 13, disputarão a Série D em 2018.
Os confrontos das quartas de final da Série C serão entre Sampaio Corrêa e Volta Redonda, CSA e Tombense, Tupi e Fortaleza, e São Bento e Confiança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.