Feriadão

Feriado de aniversário de São Luís teve sol e muita diversão na praia

Muitas pessoas aproveitaram o feriadão para curtir a orla, aproveitar o calor e o mar; apenas um dos 21 pontos analisados pela Sema está impróprio para banho

Robert Willian / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

A praia foi o destino de muitos ludovicenses na comemoração do 405° aniversário de São Luís. Assim, a orla da capital ficou lotada no feriadão, já que as datas comemorativas (Dia da Independência e aniversário da cidade) se uniram ao fim de semana e muita gente aproveitou para sair com a família.

Esse foi o caso de Marta Ferreira, funcionária pública que foi com a família aproveitar o sol na praia do Calhau. “Aniversário de São Luís, nossa ilha, ilha do amor... tantos adjetivos para nossa cidade. Então, aproveitamos o feriado para curtir com a família na praia”, disse.

Já Cristiane Rodrigues, que é paraense e trabalha em São Luís com mineração, tratou sobre a escolha para o fim de semana de feriado. “O feriado está ótimo. São quatro dias para descansar, recuperar as energias, aproveitar uma praia com uma água de coco para ficar pronta para voltar ao trabalho na segunda-feira”, relatou.

Muitos foram às praias para praticar esportes, seja um jogo de futebol de areia, alguns para pilotar um jetski e, ainda outros, para prática do kitesurf.

O último laudo da balneabilidade das praias da Ilha divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) atestou que apenas um dos 21 pontos da orla avaliados estava impróprio para banho, na Praia da Ponta d’Areia, em frente ao Hotel Brisa Mar.

O laudo refere-se à ação de monitoramento realizada no período de 6 de agosto a 3 de setembro, integrando a série de acompanhamento semanal das condições de balneabilidade das praias da Ilha.

Para o presente laudo, foram coletadas e analisadas amostras de água de 21 pontos distribuídos nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagi. A ação foi empreendida por técnicos da Sema.

SAIBA MAIS

A Sema passou a divulgar os laudos com as condições de balneabilidade das praias após Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) do Maranhão obrigando a secretaria a divulgar amplamente as condições de balneabilidade das praias de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, incluindo a fixação de placas em trechos impróprios para banho. A Justiça Federal acolheu o pedido do MPF, determinando que a Sema divulgasse as condições de balneabilidade das praias e interditasse todos os trechos onde houvesse lançamento direto de esgotos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.