Campeonato

Cedemac promove II Desafio Paralímpico em São Luís

O campeonato vai reunir mais cerca de 90 atletas paralímpicos das cidades de Belém, São Luís, Imperatriz e Parauapebas, nos três dias de disputa

OESTADOMA.COM / com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Nos dias 8, 9 e 10 de setembro, a disputa acontecerá na sede do Cedemac.
Nos dias 8, 9 e 10 de setembro, a disputa acontecerá na sede do Cedemac. (Cedemac)

SÃO LUÍS - O Centro Desportivo Maranhense de Cegos (Cedemac) promove o II Desafio Paralímpico Pará x Maranhão, que acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de setembro, em São Luís.

O campeonato vai reunir mais cerca de 90 atletas paralímpicos das cidades de Belém, São Luís, Imperatriz e Parauapebas, nos três dias de disputa. A abertura acontecerá no Colégio São José Operário (Cidade Operária). As equipes disputaram nas modalidades: Judô, Goalball, e Futebol de 5.

Nos dias 8, 9 e 10 de setembro, a disputa acontecerá na sede do Cedemac, localizada no Centro de Ensino São José Operário (Avenida 203, nº 100, Cidade Operária).

Desafio – A primeira edição do desafio foi realizada nos dias 21 e 22 de abril de 2017, na cidade de Parauapebas, estado do Pará. O Cedemac foi campeão também no Goalball masculino e segundo lugar no feminino. No judô ficaram com o segundo e terceiro lugar. O resultado final do campeonato a equipe maranhense ficou como campeã geral do Desafio Pará x Maranhão. O artilheiro do campeonato foi Jardiel do CEDEMAC com 11 gols.

O Esporte Paralímpico - O esporte paralímpico surgiu na década de 1940, quando países como Inglaterra e Estados Unidos tiveram a iniciativa de organizar competições das quais participariam veteranos da ll Guerra Mundial com lesões medulares. O esporte foi utilizado como parte do processo de reabilitação social e física desses pacientes.

Ao longo dos anos, o movimento paralímpico vem conquistando a atenção e o respeito de milhões de pessoas em todo o mundo. Palavras como superação, atitudes, garra, força, esperança, confiança, fé e principalmente perseverança fizeram com que os Jogos Paralímpicos se transformassem no segundo maior evento do mundo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.