Natureza

Programação da Semana de Oceanografia terá palestra e mesa-redonda

Evento foi aberto ontem com palestra sobre “Vulnerabilidade dos ecossistemas costeiros frente às mudanças climáticas”

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

SÃO LUÍS - A 29ª edição da Semana Nacional de Oceanografia, cuja abertura aconteceu no início da noite de ontem, 27, no auditório Central do Centro Paulo Freire, campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), prosseguirá hoje, com realização de palestras e mesas-redondas. O evento, de acordo com os organizadores, acontecerá até o próximo sábado, dia 2 de setembro.

Na abertura, ontem, a professora do Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFMA, Cláudia Klose Parise, proferiu palestra sobre “A vulnerabilidade dos ecossistemas costeiros frente às mudanças climáticas”. A docente, que é doutora em Meteorologia, abordou ainda os impactos das transformações do planeta, por exemplo, nos biomas comuns no território nacional.

Hoje, a programação prosseguirá a partir das 13h30, também no campus da UFMA, com a palestra sobre “Vulnerabilidade costeira à erosão e mudanças climáticas”, com o professor graduado em Oceanografia, Pedro de Souza Pereira. Em seguida, será promovida mesa-redonda sobre erosão e produção costeira, com a participação dos professores Márcio Vaz (doutor em Saneamento Ambiental), Francisco Buchamann e Pedro de Souza Pereira. A programação completa do evento pode ser encontrada no endereço www.sno2017.com.br.

De acordo com a professora graduada em Ciências Biológicas da UFMA e responsável pelo Laboratório de Manguezais da instituição, Flávia Mochel, o evento discute um tema de suma importância para a sociedade. “É de conhecimento popular que as principais reservas ambientais sofrem com a ação do homem. Por isso, saber sobre esta atual realidade é fundamental para que possamos construir as medidas futuras para sanar este problema”, disse.

Mais

Tradição

A última vez que o Maranhão recebeu a Semana Nacional de Oceanografia foi em 2011 e atualmente é considerado um dos eventos mais tradicionais da área das ciências do mar no país. É um encontro acadêmico-científico organizado e coordenado pelo corpo discente dos diferentes programas de graduação em Oceanografia do país.

Programação de hoje, dia 28

13h30

Palestra

Sobre Vulnerabilidade Costeira à Erosão e Mudanças Climáticas, com o professor graduado em Oceanografia, Pedro de Souza Pereira.

14h30

Mesa-redonda

Sobre erosão e produção costeira, com a participação dos professores Márcio Vaz (doutor em Saneamento Ambiental), Francisco Buchamann e Pedro de Souza Pereira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.