Ação em saúde

Liga orienta sobre salvamento cardíaco em ação em shoppings

Atividade integrou a programação do Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar, tendo chamado a atenção de quem esteve sábado nos shoppings da Ilha e Rio Anil

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

SÃO LUÍS - Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que mais de 80% das paradas cardiorrespiratória ocorrem fora dos ambientes hospitalares. Para orientar sobre como se portar em uma situação de salvamento como esta, representantes da Liga Acadêmica do Trauma e Emergência (Late) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Hospital São Domingos promoveram, na tarde de sábado, 26, e de forma simultânea no Rio Anil Shopping e no Shopping da Ilha, um curso que orientou sobre as noções de como executar compressões toráxicas (a popular massagem cardíaca).

Para a capacitação – que fez parte da programação do Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar (lembrado no dia 26 deste mês) – foram dispostos bonecos em espaços distintos nos shoppings e distribuídos orientadores que repassavam informações acerca da forma correta de, por exemplo, dispor as mãos durante a massagem cardíaca.
“Neste caso, se você é destro, sua mão de apoio será ela. E sua mão esquerda servirá apenas para ajudar no movimento, que deve ser feito de forma ininterrupta até a chegada do socorro médico”, disse o coordenador do Centro de Simulação Realística do Hospital São Domingos, Luís Bernardino Júnior.

Ainda segundo o coordenador, enquanto a pessoa executa a compressão, deve ligar imediatamente para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Se a pessoa não conseguir fazer a massagem e cansar, deve já ter uma pessoa ao lado para executar o mesmo movimento”, frisou Bernardino Júnior. De acordo com dados do Hospital São Domingos, a cada minuto sem a massagem cardíaca, as chances de sobrevivência do (a) paciente reduzem em 10%.
Para a estudante Isabela Cristina, de 17 anos, estas foram as primeiras orientações recebidas sobre como salvar uma pessoa que esteja com parada cardiorrespiratória.

Mais

Mobilização

O Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar é uma mobilização iniciada no Maranhão, em 2013. Além da capital maranhense (idealizadora das ações), atividades sobre como fazer uma massagem cardíaca também ocorreram e outras 45 cidades do país. Além da compressão toráxica, em São Luís, também foram repassadas informações sobre como utilizar um desfibrilador e de que forma se deve proceder quando uma criança engasga com um objeto ou comida. “Outros países como Paraguai e México também participaram este ano das atividades”, frisou a coordenadora da Late, Raissa Amorim.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.