Rara observação

Eclipse solar encanta milhares de observadores em São Luís

Observatório principal do fenômeno foi montado na Praça Maria Aragão, no Centro, por especialistas da UFMA; fenômeno semelhante deve ocorrer em 2019

Thiago Bastos / O Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Eclipse solar encantou milhares de observadores em São Luís
Eclipse solar encantou milhares de observadores em São Luís

SÃO LUÍS - O raro fenômeno do eclipse solar foi visto parcialmente a partir das 16h17 de ontem (21) na capital maranhense. A diminuição na incidência de luz solar nesta faixa do planeta, que caracteriza o fato, durou aproximadamente 63 minutos e atraiu vários apreciadores e pesquisadores que se reuniram pela cidade.

O principal local de observação do fenômeno foi montado na Praça Maria Aragão pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Além de telescópios, foram disponibilizados óculos com tecnologia própria e lentes produzidas especialmente para esta finalidade. Às 16h em ponto, já era possível ver o início do eclipse, transmitido em tempo real pelas redes sociais em diferentes partes do país.

A observação do eclipse quebrou a rotina do início de semana na capital maranhense. Várias pessoas, inclusive, saíram mais cedo do serviço para apreciar o fato que somente deverá ocorrer na cidade daqui a 24 anos, segundo os astrônomos. “A mobilização nas redes sociais foi intensa e comprova a curiosidade da população quanto aos assuntos ligados à ciência”, avaliou o coordenador do Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência da UFMA, Antônio Oliveira.

Às 17h20, a obscuridade da luz solar devido à superfície lunar atingiu o percentual máximo previsto de 40%. “A observação deste tipo de fenômeno será importante, inclusive, para o desenvolvimento de pesquisas acerca do impacto do sol na superfície do planeta e sua relação direta com os ciclos lunares e curiosos em diferentes pontos da cidade”, frisou Oliveira.

“A observação deste tipo de fenômeno será importante, inclusive, para o desenvolvimento de pesquisas acerca do impacto do sol na superfície do planeta e sua relação direta com os ciclos lunares e curiosos em diferentes pontos da cidade”Antônio Oliveira, Coordenador do Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência da UFMA

Curiosos

O eclipse solar atraiu diversos curiosos para a Praça Maria Aragão. Uma das que mais chamaram a atenção foi a aposentada Antônia Rosa, de 74 anos. Ela disse a O Estado que o fenômeno foi uma das visões mais belas de sua vida. “Realmente eu me sinto feliz e realizada por estar viva para olhar um fenômeno desses. Como dificilmente estarei viva para ver o próximo, então tive que aproveitar este”, disse.

Criança faz observação de um telescópio instalado na praça
Criança faz observação de um telescópio instalado na praça

Já a jovem Maria Eduarda, de apenas seis anos de idade, nem sabia sobre a importância do eclipse. Mesmo assim, a curiosidade aguçada fez com que ela aprendesse sobre os astros. “Hoje [ontem] eu aprendi sobre a importância do sol e da lua”, disse.

Além da capital maranhense, o eclipse também foi visto em cidades como Macapá (AP), Boa Vista (RR), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Natal (RN) e João Pessoa (PB). Enquanto que os municípios das regiões Norte e Nordeste puderam apreciar o fenômeno, outras partes do território nacional – como o Sul e Sudeste, tiveram visualização nula. Nos Estados Unidos, o eclipse total foi visto em praticamente todo o território.

Jovens observam eclipse solar na Praça Maria Aragão
Jovens observam eclipse solar na Praça Maria Aragão

Finalidade

De acordo com pesquisadores da Sociedade Astronômica do Maranhão e do Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência da UFMA, o fenômeno servirá de base para o aprofundamento das pesquisas acerca do sol e suas interferências no universo.

Saiba mais

A última vez que fenômeno semelhante aconteceu no país foi em 2006. À época e na Região Nordeste, apenas parte dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba acompanharam o eclipse.

Eclipse solar (parcial)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.