DIA NACIONAL DA SAÚDE

Pacientes relatam drama causado pela demora na rede pública de saúde

Tempo entre marcação e atendimento desagrada quem precisa dos serviços médicos ou hospitalares

Jock Dean/O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
(Fila para marcar consulta)

SÃO LUÍS - “A gente leva em média cinco meses entre a marcação e a consulta”. É com resignação que Socorro Vieira resume as dificuldades de quem tenta atendimento médico na rede pública de saúde. O desabafo dela foi feito a O Estado na sexta-feira, dia 4, enquanto ela aguardava na fila do Centro Ambulatorial de Diagnóstico Holandeses (CADH), localizado no Calhau. Assim como ela, diversas outras pessoas precisam ser pacientes para poderem cuidar da saúde quando dependem da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Este fim de semana é comemorado o Dia Nacional da Saúde.

O CADH é um centro de atendimento médico destinado aos servidores contribuintes do Fundo de Benefícios dos Servidores Públicos Estaduais do Maranhão (Funben) que disponibiliza uma sala de acolhimento para aferição da pressão arterial, temperatura e pesagem; 14 consultórios médicos; 30 guichês de atendimento com sala de espera para 350 lugares; sala de coleta de exames laboratoriais; sala de curativos, sala de gesso e setor de informações.

Apesar da estrutura, não foi fácil para Socorro Vieira ser atendida. “Esta é a terceira vez que venho aqui para marcar exames. Fui informada que só a partir de novembro estarão marcando Ecodoppler e Teste ergométrico. A gente leva em média cinco meses para se marcar e consultar. Não existe isso. É muito tempo”, reclama. Sem opção, a servidora pública estadual teve de voltar para casa pela quarta vez consecutiva sem uma data marcada para fazer os exames que necessita.

Desde junho de 2016, o CADH, funciona com agenda aberta. A medida, segundo a Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), tinha o objetivo é normalizar o atendimento e oferecer mais conforto aos servidores contribuintes do Funben, que utilizam os serviços de saúde. O agendamento de consultas e exames, no CADH, pode ser feito durante todo o mês, de segunda-feira a sexta-feira, das 6 às 17h.

Atualmente, o Funben conta com mais de 80 mil beneficiários em todo o estado, realizando, diariamente, 1.200 consultas, sendo que, as especialidades de Ginecologia, Clínico geral, Ortopedia e os serviços de Raio X e tomografia computadorizada, não necessitam de agendamento prévio, ocorrendo todos os dias.

A marcação de consulta pelo telefone é bem difícil. Demora mais que marcando pessoalmente. Já esperei mais de uma hora na linha e não consegui a consultaDomingas Pereira Lobato, aposentada, 63 anoS

Demora

Outros pacientes também relatam drama causado pela demora para consultas e exames médicos na rede pública de saúde, na capital. É o caso de Moisés Sousa, que na sexta-feira, dia 4, voltava pela quarta vez à Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, unidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). “Estou tentando marcar consulta para a minha filha de 7 anos. Estou na fé para conseguir, pois tem muita gente para as 43 vagas disponíveis para consulta hoje. Está difícil”, afirma.

Já José Ribamar Campello precisou quase peregrinar pelos hospitais da de pública para conseguir marcar um procedimento cirúrgico para sua esposa, que tem um mioma. “Estou há dois meses nessa luta. Primeiro, fui à Santa Casa e lá fui informado que não tem médico para fazer esse tipo de cirurgia. Depois fui ao Hospital do Servidor, que também não tinha médico para a cirurgia da minha esposa. Só consegui marcar aqui no Hospital da Mulher”, relata.

Mais

Dia Nacional da Saúde

No Brasil, no dia 5 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde. A data tem como objetivo promover a conscientização da população sobre a importância da educação sanitária. Ou seja, como meta final, as ações implementadas neste dia visam despertar valores relacionados à saúde, cuja definição vai muito além da ausência de doenças, pois está diretamente relacionada à presença de uma autêntica qualidade de vida no cotidiano da população, que abranja aspectos mentais e emocionais. A data foi escolhida por ser o dia de nascimento do médico Oswaldo Cruz, cujo trabalho o consagrou como um dos principais responsáveis pela erradicação de diversas epidemias que assolavam o Brasil, entre o final do século XIX e começo do século XX. Também existe a Dia Mundial da saúde, que é comemorado no dia 7 de abril, data definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.