Veículos monitorados na cidade

Começam a ser instalados os fotossensores em São Luís

Equipamentos novos farão o monitoramento em 38 pontos específicos da capital maranhense. Funcionamento pleno deve ocorrer em até 30 dias.

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Operários trabalham na instalação dos equipamentos
Operários trabalham na instalação dos equipamentos (Começam a ser instalados os fotossensores em São Luís)

SÃO LUÍS - Os novos fotossensores – equipamentos usados no monitoramento da velocidade dos veículos – começaram a ser instalados nesta sexta-feira (4). No total, 38 pontos específicos da capital maranhense receberão os dispositivos eletrônicos que deverão estar em pleno funcionamento em até 30 dias.

A primeira via a receber a estrutura elétrica necessária para dar suporte às câmeras e sensores foi a avenida Daniel de La Touche (próximo ao elevado da Cohama). De acordo com funcionários da empresa Sigvias Instalações e Construções – responsável pela instalação dos equipamentos – somente após a montagem da estrutura elétrica será possível a fixação das câmeras.

Indagada por O Estado, até o fechamento desta edição, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) não informou os valores necessários para a manutenção dos equipamentos. Segundo a empresa Sigvias, somente na avenida Daniel de La Touche, serão três pontos de controle eletrônico de velocidade.

Além da avenida Daniel de La Touche, outras vias da cidade com grande fluxo de veículos deverão receber os fotossensores, como as avenidas dos Holandeses, Jerônimo de Albuquerque e dos Africanos. De acordo com o secretário titular da SMTT, Canindé Barros, o valor total do contrato assinado entre a pasta e o Consórcio LV (que será responsável pelo gerenciamento do tráfego de São Luís, incluindo os equipamentos da Sigvias) será de R$ 15.124.884,83.

Ainda segundo o gestor e conforme publicado por O Estado no dia 12 do mês passado, o vínculo entre o poder público municipal e o Consórcio LV será de um ano, prorrogável por mais cinco anos, “com possibilidade de reajuste de valores”. O secretário informou ainda que a fiscalização eletrônica é necessária pelo “déficit de agentes de trânsito na cidade”.

Relembre

Os antigos equipamentos de controle de velocidade de veículos foram retirados em abril deste ano por iniciativa da Arco Sinal (então empresa gestora), que alegou à época falta de pagamento por parte do Município. Em entrevista por telefone na ocasião a O Estado, o secretário Canindé Barros confirmou o débito, mas ressaltou que estava em negociação com a empresa para sanar a despesa.

Após a retirada da Arco Sinal, o Município (por meio da Central de Licitações), abriu certame para a seleção da nova empresa. Em junho deste ano, foi assinado o contrato entre a Prefeitura e o Consórcio LV.

Números

R$ 15.124.884,83 é o valor total do contrato assinado entre a pasta e o Consórcio LV;

1 ano é o tempo mínimo de vínculo entre o Consórcio e o poder público;

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.