Reconhecimento

Bumba-boi prepara candidatura a Patrimônio Cultural

Iphan reúne dirigentes de grupos foclóricos no dia 7 para definir dossiê sobre as brincadeiras

Assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Brincadeira de bumba-boi será reconhecida pela Unesco
Brincadeira de bumba-boi será reconhecida pela Unesco (Bumba-boi prepara candidatura a Patrimônio Cultural)

SÃO LUÍS - Dando continuidade às etapas de candidatura do bumba meu boi a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, acontecerá de segunda, 7 a sexta-feira, 11, em São Luís, reuniões técnicas de alinhamento dos trabalhos onde participarão a consultora para patrimônio cultural imaterial, Morena Salama, que está colaborando com o Iphan nesta ação; a técnica responsável pelo patrimônio imaterial do Iphan-MA, Izaurina Nunes, e representantes de grupos de bumba meu boi.
A reunião é de grande importância, devido à recomendação da Unesco para que todo o processo de candidatura a Patrimônio da Humanidade tenha participação ampla e efetiva dos detentores do bem cultural, demonstrando o interesse deles pelo título, fortalecendo e validando a candidatura.
Das etapas da candidatura, já houve a aprovação pelo Conselho Consultivo do Iphan, na reunião do dia 22 de junho e a coleta de anuências orais de representantes de grupos de bumba meu boi, no período de 5 a 7 de julho.
A próxima etapa será a elaboração do dossiê que será realizada com a participação dos representantes dos grupos.
Em seguida, o dossiê será enviado ao Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan com fotografias do bumba meu boi e os depoimentos de anuência. O DPI vai produzir um vídeo de 10 minutos que será enviado à Unesco com o dossiê, as fotos e as anuências até março de 2018.
Com isso, todos os representantes dos grupos de Bumba meu boi devem participar das reuniões , no auditório da Secretaria Municipal de Turismo (Sectur), situado à Rua da Palma, nº 53 – Centro, São Luís/MA. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.