Manutenção

Adutora de ferro passará por limpeza mecânica em Timon

Investimento visa melhoria contínua da qualidade da água; limpeza de mais de 2.300 metros de adutora se inicia no dia 6 e encerra-se dia 7, com previsão de término de retorno do abastecimento, a partir de 18h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Colaboradores da aguas de Timon realizam serviço em área urbana
Colaboradores da aguas de Timon realizam serviço em área urbana (águas de Timon)

TIMON - A adutora de ferro localizada na Avenida Luís Firmino de Sousa, em Timon, passará por limpeza mecânica. Serão mais de 2.300 metros de tubulação higienizados em ação de melhoria promovida pela Águas de Timon. A concessionária utilizará equipamento de alta tecnologia. Conhecido como PIG. A ferramenta escova a tubulação e faz a retida de incrustações.

A limpeza da tubulação já tem data marcada, com início no domigo, dia 6 e conclusão na segunda-feira, 7. A expectativa da empresa é acelerar o processo de limpeza da rede de abastecimento que, somada a outros investimentos operacionais, garantirá água tratada, com qualidade e quantidade, sobretudo neste segundo semestre.

“Utilizaremos PIG de diâmetro muito similar ao da parede interna da tubulação, contando com ponto de descarga, para que a incrustação saia. Em seguida, acionamos a bomba para pressurizar a água no projétil, então o equipamento se move e, no percurso, retira as incrustações, minimizando a possível chegada desse material na casa dos moradores”, explica Gabriel Buim, gerente de operações da Águas de Timon.

Com a limpeza, a pressão dentro dos encanamentos diminui, assim como os riscos de vazamento. A adutora fica localizada em uma das principais vias da cidade. Para assegurar a segurança, a concessionária firmou parceria com diversos órgãos municipais e tem realizado reuniões junto ao poder público, uma construção a múltiplas mãos para beneficiar a população timonense. A comunidade será amplamente informada. Além dos meios de comunicação tradicionais, a empresa conta com o projeto social Afluentes e vai esclarecer aos líderes comunitários como será executada a limpeza e qual o reflexo desse investimento na vida das pessoas.

Para viabilizar a ação, será necessário interromper o abastecimento de água tratada no domingo, dia 6, a partir de 18h, nos bairros São Benedito, Parque Piauí I e II, Centro Santo Antônio, São Mateus, Mangueira, Formosa, São Marcos, Vila Monteiro, Cícero Ferraz, Mutirão, Padre Delfino, Vila Osmar, Vila João Reis, Vila Angélica e Júlia Almeida.

“Estamos comunicando com antecedência, para que a população fique bem informada. É muito importante que todos os moradores desses bairros reservem água em baldes, bacias e caixas d’água, com antecedência. A limpeza das tubulações envolve pausa programada no abastecimento. Fique atento às nossas redes sociais e demais canais de comunicação”, ressalta Buim.

SAIBA MAIS

Bairros atingidos - São Benedito, Parque Piauí I e II, Centro Santo Antônio, São Mateus, Mangueira, Formosa, São Marcos, Vila Monteiro, Cícero Ferraz, Mutirão, Padre Delfino, Vila Osmar, Vila João Reis, Vila Angélica e Júlia Almeida.

O tráfego será interrompido nas proximidades da área onde será realizada a limpeza da adutora. Acompanhe como ficará o trânsito:
Área interditada – Av. Luís Firmino de Sousa, no cruzamento com Av. 03 até o cruzamento com a Rua 17, além de trechos das ruas 12, 13, 14, 15 e 16.
Rotas alternativas – Utilize a Rua São José e Rua Firmino Gonçalves Pedreira.
Para informações sobre o itinerário das linhas de ônibus durante o período de interdição de vias, procure o Conselho Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU). A Águas de Timon vai disponibilizar carros-pipas para atender escolas e hospitais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.