Fiscalização

Novos radares começarão a ser instalados na sexta-feira

Equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade para fiscalizar o trânsito; desde o mês de abril, os fotossensores haviam sido retirados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Serão instalados fotossensores em dois pontos ao longo da Litorânea
Serão instalados fotossensores em dois pontos ao longo da Litorânea (fotossensor)

SÃO LUÍS - Os novos fotossensores para a fiscalização eletrônica do trânsito de São Luís começarão a ser instalados na cidade nesta sexta-feira, dia 4. Os equipamentos eletrônicos haviam sido retirados em abril por causa de uma dívida que a Prefeitura de São Luís tinha com a empresa responsável pela manutenção desses equipamentos.

A informação sobre a instalação dos equipamentos foi confirmada pelo titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros. Nesse primeiro momento serão instalados 30 equipamentos nas principais vias da cidade onde há maior fluxo de veículos.

Instalação
Os novos equipamentos serão instalados em avenidas como Colares Moreira, Marechal Castelo Branco, Holandeses, Franceses, Daniel de La Touche e Jerônimo de Albuquerque. Nas novas intervenções que estão sendo feitas nas vias da cidade, também serão colocados equipamentos como no cruzamento da Forquilha e na modificação que será feita na rotatória da Avenida Guajajaras, em frente ao supermercado.

Uma das novidades estará na Avenida Litorânea, pois em dois pontos da via serão instalados os equipamentos: na altura do Ipem, onde já havia anteriormente os fotossensores, e próximo à Praça dos Pescadores, onde também é comum os condutores excederem os limites de velocidade.

Funcionamento
Os equipamentos começarão a ser instalados na sexta-feira, dia 4, mas eles não entrarão em funcionamento de imediato. De acordo com o secretário Canindé Barros, assim que instalados, os fotossensores vão passar por aferições no Inmetro para saber se eles estão regulados.

Em seguida, será feita uma campanha de divulgação por aproximadamente 30 dias para informar à população sobre a existência dos equipamentos. Só então, depois desse prazo é que os novos fotossensores entrarão em pleno funcionamento.

“Alguns desses equipamentos já estão na secretaria e estamos aguardando a chegada dos técnicos”, disse o secretário Canindé Barros. Ele informou ainda que, dependendo da necessidade, outros fotossensores serão instalados em outros pontos da cidade.

O titular da SMTT afirmou ainda que as faixas exclusivas para o trânsito de ônibus, presentes nas avenidas Marechal Castelo Branco e Colares Moreira, por exemplo, também passarão a ser fiscalizadas por câmeras de videomonitoramento, da mesma forma como em alguns cruzamentos e outros trechos em que é grande o fluxo de veículos. Para isso, nesse primeiro momento, serão colocadas 22 câmaras e, futuramente, esse quantitativo será estendido para 35.

SAIBA MAIS

A instalação dos novos equipamentos faz parte das ações de modernização do sistema viário da capital maranhense. Na SMTT será criada uma sala especial para o monitoramento do sistema de trânsito da capital maranhense que terá duas funções principais: reduzir as ocorrências por excesso de velocidade e a ultrapassagem do sinal vermelho. Além disso, a fiscalização eletrônica será priorizada porque a cidade tem um déficit no número de agentes de trânsito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.