Ensino superior

Inscrições para o 2º semestre do Fies começam amanhã

75 mil novas vagas serão oferecidas aos estudantes que procuram financiamento para cursar a educação superior em instituições de ensino privadas; relação dos candidatos pré-selecionados será divulgada dia 31

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Estudantes poderão consultar a partir de hoje no site do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies )a lista de instituições e cursos ofertados
Estudantes poderão consultar a partir de hoje no site do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies )a lista de instituições e cursos ofertados (Fies)

SÃO LUÍS - A lista de instituições e os cursos ofertados por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão ser consultados a partir de hoje na página eletrônica do Fies Seleção. As inscrições para o segundo semestre deste ano começam amanhã e vão até sexta-feira, 28.

No total, 75 mil novas vagas serão oferecidas aos estudantes que procuram financiamento para cursar o ensino superior em instituições de ensino privadas. A relação dos candidatos pré-selecionados será divulgada no dia 31, quando também será aberta a lista de espera.

Apesar das mudanças anunciadas no início do mês no Fies para 2018, neste semestre continuam valendo as regras atuais. Poderão se inscrever os estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com média das notas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero. O candidato também precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies), entre 1º de agosto e 8 de setembro.

A partir de 2018, o Novo Fundo de Financiamento Estudantil será dividido em três modalidades. No total, o programa vai garantir 310 mil vagas, sendo que 100 mil serão ofertadas para estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos a juro zero, incidindo a correção monetária.

Além do fim do prazo de carência para pagamento da dívida e do débito de 10% da renda mensal do estudante para quitar o financiamento, no caso da modalidade a juro zero, o governo aumentou a participação das universidades no risco de inadimplência.

As universidades que antes contribuíam com cerca de 6,5% para auxiliar na cobertura da inadimplência, agora passarão a contribuir com 13% no primeiro ano. A contribuição pode variar entre 10% e 25% entre o segundo e o quinto ano do curso.

Mais

O que é o Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal, executado pelo Ministério da Educação, destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001. Podem recorrer ao financiamento do Fies, os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.